O que Jesus quis dizer com eu sou?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Em muitas línguas como o inglês, a frase “eu sou” indica a existência do falante. Leia desta forma, a declaração do Senhor “Eu sou” é uma declaração: “Eu existo”.

Ehyeh-Asher-Ehyeh (muitas vezes contraído em Português como "Eu Sou") é um dos Sete Nomes de Deus concedido em cuidado especial pela tradição judaica medieval. A frase também é encontrada em outras literaturas do mundo religioso, usada para descrever o Ser Supremo, em geral, remetendo para o seu uso em Êxodo.

Quando Jesus perguntou a Seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, eles mencionaram as conclusões comuns de seus contemporâneos. O Salvador então personalizou a pergunta, dizendo: “Quem dizeis vós que eu sou?” (Ver Mateus 16:13–15.)

O que a declaração feita por Jesus: “Antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58) nos ajuda a compreender a respeito Dele? (Ver Êxodo 3:13–14. Jesus é Jeová, o Grande “Eu Sou”, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.)

14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Yahweh

O nome do Deus bíblico
Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico). Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é). Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.

Deus, no momento em que me chama pelo nome, me revela a mim mesmo. Assim, meu nome se torna a minha própria vida, o meu patrimônio existencial, a minha realidade. A palavra “nome”, na linguagem bíblica, significa aquilo que torna a pessoa única.

Jesus, é um nome de origem hebraica que significa Salvador. As primeiras fontes de informações sobre a vida do Jesus mais conhecido mundialmente são os quatro Evangelhos Canônicos, presentes no Novo Testamento, que relatam desde o seu nascimento até sua morte.

Deus cuida de quem O ama
Deus ama o seu povo e zela por ele. Ele se importa com os que O amam de coração. Mesmo passando por dificuldades, creia em Cristo! Ele lhe diz para ter bom ânimo (João 16:33)!

Em Cristo, todo o ser humano encontra sentido para sua existência terrena e esperança para uma vida eterna maravilhosa no céu. Oremos: Amado Deus e Pai, reconheço que tantas vezes corri atrás do que não é importante. Esqueci que Cristo dá sentido para a vida.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

Você sabia que a frase EU ESTOU CONTIGO aparece 366 vezes na Bíblia???!!! Isso para nos lembrar que Deus está conosco.

Você já ouviu a expressão luz do mundo? Ela está diretamente associada à vida de Jesus, que enquanto esteve na terra foi a luz para uma sociedade que estava em trevas. Assim como Ele, os cristãos de hoje também devem fazer a diferença onde estão inseridos, agindo de modo diferenciado com as pessoas que os rodeiam.

O Eu Sou é a conexão com o Divino, um portal para uma vida plena e sem preocupações. Assim como neste, existem diversos outros versículos na Bíblia em que Jesus Cristo refere-se a si mesmo como o grande Eu Sou. E é!