O que Jesus quis dizer com a parábola do joio?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Aí nós nos tornamos, presos ao mundo, soberbos, indisciplinados, prejudicados com o veneno que o joio possui. Esta parábola de Jesus é uma demonstração muito grande do seu amor e misericórdia a todos os homens. Jesus queimou o joio para não queimar as pessoas que tem a oportunidade de aceitar a mensagem de advertência.

O joio é uma planta que pode prejudicar os cultivares de trigo, pois compete pelos mesmos nutrientes do solo. O joio e o trigo são bastante semelhantes e apresentam diferenças somente na fase adulta. O joio pode ser tóxico quando consumido por humanos. Além disso, a palavra é frequentemente utilizada em contos bíblicos ...

o homem que semeia é o Filho do Homem, título que se refere a Si mesmo. o trigo, ou as boas sementes, são os filhos do Reino. o joio são os filhos do Maligno. o inimigo que semeou o joio é o diabo.

Literalmente, ele é uma planta daninha que cresce junto com o trigo em determinadas situações, e é muito parecido com ele, mas este só danifica o trigo verdadeiro. A Bíblia diz que o joio foi plantado pelo inimigo na parábola que Jesus nos contou.

Conhecida pelos nomes comuns de joio ou cizânia, que como a maioria das espécies do género Lolium é uma planta anual, de talo rígido, que cresce até 1 metro de altura, com inflorescências em espiga e grão de cor violácea.

Significado de Joio
substantivo masculino O que pode prejudicar ou corromper aqueles que o cercam: é preciso separar o joio do trigo. [Botânica] Designação comum às plantas do gênero Lolium, da família das gramíneas, cujas espécies são conhecidas pelos frutos infestados por fungos, que prejudicam as plantações.

De acordo com Mateus 13:24–30 durante o Juízo Final, os anjos vão separar os "filhos do maligno" (o "joio", ou ervas daninhas) dos "filhos do reino" (o trigo). Segue-se à Parábola do Semeador e precede a Parábola do grão de mostarda.

O joio, mais comumente chamado de azevém, é uma planta muito antiga, citada na Bíblia na famosa parábola do joio e do trigo. Cresce em ambiente subtropical ou zona temperada, adaptando-se bem nas regiões do sul do Paraná para baixo, sendo muito comum nas lavouras de inverno. Ele germina antes do trigo.

Separar o joio do trigo é uma preocupação constante do agronegócio. É também um ensinamento de conhecida parábola de Jesus (Mateus 13). Separar férteis sementes de ervas daninhas é um desafio humano que invade a vida de cada um. Boas ideias são férteis sementes (trigo).

O joio e o trigo são muito parecidos, sendo possível diferenciar apenas na fase adulta quando estão nascendo as espigas. Nesta fase, o joio se mantém ereto, com espigas bastante alongadas e posicionadas em forma diagonal, em relação ao caule, na cor preta.

Na bíblia, o trigo é símbolo da prosperidade, da abundância, da fertilidade e da riqueza. Ele também simboliza sucesso no trabalho e conquistas na vida, representa autoridade e governo e colheita farta.

Senhor Jesus, Está chegando a hora de separar o joio do trigo, mas é difícil encontrar o equilíbrio para essa separação! Frente a tamanha dificuldade, rogo-Te, apenas, paciência para conviver com o imutável e sabedoria para visualizar o caminho que seguirei conduzindo os meus sonhos e a minha vida!

O fruto, conhecido como grão de trigo, é do tipo cariopse, cuja forma é ovoide, entumecida, tenra e farinácea. Nem todas as flores transformam-se em frutos; geralmente encontram-se de 2 a 3 grãos em cada espigueta.

John MacArthur Jr. É bom sofrer tribulações, elas separam o joio do trigo, purifica as almas confusas e fortalece as abatidas.