O que Jesus quis dizer a Pedro quando disse Apascenta minhas ovelhas?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Apascentar as ovelhas pode significar fortalecer e nutrir as irmãs recém-conversas, as menos ativas e até as plenamente ativas. Nosso serviço deve ser desinteressado, calmo, e feito de boa vontade, com o coração cheio de amor a Deus e a Seus filhos.

Deus nos ama sempre e muito, porém, o sentir o Seu amor está condicionado à nossa capacidade para acolhê-lo. E até o nosso amor por Deus é o resultado do Seu amor agindo dentro do nosso coração. O amor que damos a Deus vem do amor que Ele tem por nós.

Evangelho: Jo 21,15-19 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”.

Ele disse: “Apascenta os meus cordeiros e as minhas ovelhas. Ajudem-nos a sobreviver a este mundo, mantendo-os próximos a vocês. Conduzindo-os ao lugar seguro — à segurança das decisões corretas que os prepararão para a vida eterna”.

Este versículo em outras versões da Bíblia
11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.

Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Apascentar a si mesmos está voltado para o aspecto de buscarem os próprios interesses, os desejos e vontade de seus corações em detrimento da verdade que Deus quer nos ensinar sobre servir, colocarmos a nós mesmos como servos dos demais para a edificação, crescimento e amadurecimento do corpo.

Para resumir João 15:6–8, diga que o Salvador ensinou que quem não está Nele é como um ramo cortado que seca e morre, mas aqueles que permanecem em Jesus Cristo produzem boas obras que glorificam a Deus.

O contexto dessa passagem é muito importante em sua interpretação. Muito provavelmente o Senhor Jesus contou essa alegoria na noite em que instituiu o sacramento da Ceia do Senhor. Nessa mesma noite Ele foi traído. Isso significa que aquela era a última oportunidade de Jesus advertir seus discípulos antes de ser preso.

Discípulo e Apóstolo
Pedro fez parte dos discípulos mais íntimos de Jesus, tendo se dedicado a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre.

Sem hesitação, Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16:16–17).

É o que acontece com muitos, acabam esfriando, ficando leprosos espiritualmente, se não concertar-se, pode perder a salvação. A ovelha é a fêmea do carneiro, o filhote se chama cordeiro. É conhecida como dócil, mansa, tratável, obediente e indefesa.

A grande pergunta que o Senhor nos faz: "Você quer ser curado?"

Pastorear significa “guiar, conduzir, cuidar”, e essa é a função de um pastor de ovelhas. Naquele tempo, a tarefa de pastorear era assumida, sobretudo, pelos homens ou servos, devido ao risco iminente de enfrentar feras, sem falar de outros perigos, como assaltos.

Significa ansiar e estar disposto a vigiar
O termo “pastoreai” (1Pedro 5.2) vem do grego episkopeo. Ele significa literalmente “considerar” e inclui a ideia de olhar cuidadosamente ou assistir diligentemente.