O que Jesus nos ensinou com esta parábola do semeador?

Perguntado por: aantunes5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.

É uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história). A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

O semeador é quem anuncia a Palavra de Deus. 4 tipos de solo são os diferentes tipos de pessoas e as suas reações quanto à semente. Cada tipo de solo determina o que acontece com a semente em si próprio. Beira do caminho - são pessoas que ouvem, mas não creem, têm coração duro, não receptivo à Palavra de Deus.

Explicação da Parábola do Semeador
O solo rochoso no qual algumas sementes caíram, representa aquela pessoa que ao ouvir a mensagem, impulsivamente a recebe com alegria, no entanto, pela falta de raiz isso dura pouco. Pois logo surgem conflitos internos por causa da mensagem, e essa pessoa se ofende a abandonando.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

A resposta dada a tal questionamento foi: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, referindo-se ao imperador romano César. Ou seja, Jesus afirma que não devemos misturar questões políticas e econômicas com questões religiosas.

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.

O semeador é todo aquele que leva a mensagem do Evangelho como sementes que caem em diferentes terrenos, diferentes tipos de pessoas ouvem a mensagem, mas não são todos que retém. Na explicação do verso 18, a semente significa o Evangelho do Reino, a mensagem que foi anunciada.

CONCLUSÃO deste sermão da Parábola do Semeador

  1. Em primeiro lugar, tenha cuidado com a forma como você ouve. Esse é realmente o ponto principal da parábola. ...
  2. Em segundo lugar, semear a palavra de Deus com sabedoria. Seja uma boa testemunha de Cristo. ...
  3. E, em terceiro lugar, tenha certeza da colheita.

Findando a parábola do semeador, o Senhor fala sobre quatro tipos de solo. Como a parábola pode ser considerada como uma comparação ou uma ilustração pentetrante e pessoal, esses tipos de solo representam aqueles que receberão ou receberam a semente; o Senhor repreende através dela sem causar ofensas aos seus ouvintes.

Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

Jesus explicou que a semente é a palavra de Deus e o semeador é quem semeia a palavra. Algumas pessoas ouvem a mensagem do evangelho mas não a entendem. Essas pessoas são como a semente que cai no solo duro do caminho, que não absorve a planta.

Jesus explica a parábola do semeador
Vem o Diabo e tira-lhes o que foi semeado no coração. A semente que caiu no terreno pedregoso representa os que ouvem a boa nova e a recebem com alegria. Mas dura pouco porque não têm raízes. Quando vêm os sofrimentos e as perseguições por causa da boa nova, não aguentam.

são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

O propósito reconhecido da fábula é mais divertir do que ensinar. A parábola pode conter uma narrativa, como nos casos do semeador e do joio, ou meramente um incidente isolado, como com o grão de mostarda e o fermento.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

O senhor provê todas as coisas em nossas vidas, seja nos momentos de adversidades e desafios, seja quando estamos em plena harmonia. Sendo assim, a providência divina é essencial e sempre alcança quem busca ao Senhor com o coração sincero.

O resultado de sacrificarmos nosso coração ou a nossa vontade para o Senhor é recebermos a orientação espiritual de que precisamos. Com o entendimento cada vez maior da graça e da misericórdia do Senhor, descobriremos que nosso coração obstinado começa a romper-se e a quebrantar-se de gratidão.