O que Jesus nos ensina sobre o casamento?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Essa união eterna é possível quando um homem e uma mulher e famílias são selados nos templos sagrados, onde aqueles que têm a devida autoridade de Deus cumprem a promessa de Jesus de que “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus” (Mateus 16:19).

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil. O chamado "casamento civil" é o ato de união de duas pessoas sob o Direito Civil.

O Criador, no princípio, quando nos criou homem e mulher disse: “O homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19, 5-6). Portanto, ninguém tem o direito de separar aquilo que Deus uniu.

Estudos dizem que os casados são menos estressados, têm menos chance de sofrer depressão, e vivem mais anos. Isso tudo, sendo mais feliz do que se estivesse solteiro! Segundo essas pesquisas, o casamento oferece às pessoas um tipo de estabilidade e apoio que lhes permitem ter sucesso em vários outros aspectos da vida.

10 versículos da Bíblia que falam sobre casamento e amor

  • E aqui estão alguns dos versículos mais preciosos da Bíblia sobre amor que você pode incorporar no dia do seu casamento!
  • Genesis 2:24.
  • Eclesiastes 4: 9, 10 e 12.
  • Colossenses 3:14.
  • Efésios 4:2-3.
  • João 4:7.
  • Gênesis 2:18.
  • Coríntios 13:4-7.

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Esse não é o padrão bíblico. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Conhecer melhor a rotina do parceiro
Nem sempre conviver com outra pessoa é uma tarefa simples. Nesse ponto, morar junto antes de casar pode ser uma ótima ideia, já que antes de assumir um compromisso mais sério perante a família e os amigos, você já saberá se há cumplicidade, parceria e tolerância de ambas as partes.

Qualquer que seja a religião, todos concordam em descrever o casamento como uma ideia divina. “Na fé cristã o matrimônio é um sacramento na teologia da Igreja Católica, é um sinal sensível e eficaz da graça de Deus e por meio do qual se concede a vida divina”!

Adão e Eva (Gênesis 2 e 3)
O primeiro casal citado na Bíblia também traz importantes conselhos para os relacionamentos, como importância de marido e mulher estarem sempre próximos um do outro, manterem o diálogo e tomarem grandes decisões em conjunto.

Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento, mas a igreja o considera uma instituição divina, importante para formalizar a união diante da comunidade e para pedir a benção de Deus.

A História bíblica da Aliança de YHWH (Deus) é de fidelidade, de justiça e de amor; consequentemente o matrimônio é a imagem usada para mostrar essa relação de Aliança de YHWH (Deus) com a humanidade; e atinge sua plenitude em Jesus Cristo com a Aliança nova e eterna.

“Estou muito feliz de poder celebrar esse momento tão especial com vocês. Desejo toda a felicidade do mundo para vocês.” “O amor de vocês é inspirador, um verdadeiro oásis no mundo em que vivemos.” “Que a cada dia haja mais amor, respeito e felicidade no casamento de vocês.

Antes de responder a sua pergunta, o que você precisa ter em mente é que o divórcio extingue o casamento, portanto, para se casar de novo você precisará primeiro se divorciar.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

Burton Howard, dos Setenta, explicou-nos que os profetas ensinaram há muito tempo o papel do casamento no plano de Deus: “O casamento eterno é um princípio que foi estabelecido antes da fundação do mundo e que foi instituído nesta Terra antes que a morte nela entrasse.

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

Em boa parte dos casos, “ser feliz” é sinônimo de um casamento cheio de paixão, muito sexo, sem brigas ou pouquíssimas brigas, mas principalmente, um casamento cujo companheiro (a) correspondesse à idealização de projeções e anseios.

Pois é, isso acontece e é mais comum do que muitos imaginam! Apesar de se gostarem e estarem juntos há certo tempo, é comum que um lado do casal não tenha o mesmo interesse em casar assim como o outro. E isso não significa, necessariamente, que não ame ou que não tenha planos para aquela relação.

Salmo 45 (ajuda a estabelecer harmonia no casamento)
4 E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis.

Paulo recomenda o casamento (vv. 2, 6-9). Ele afirma que “bom seria que o homem não tocasse em mulher”. Ele defende tal ideia, pois a Igreja do Senhor estava no início e havia urgência na pregação do Evangelho, o que muitas vezes exigia uma dedicação exclusiva.