O que Jesus mais gostava de fazer?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Jesus gostava muito de ensinar. Segundo Duquesne (1995) nos evangelhos foram registradas cerca de 50 parábolas. Ele usa o termo cerca, pois algumas eram tão curtas um ou dois parágrafos, que não se sabe se conta ou não como uma figura de linguagem.

Amar a Deus e ao próximo
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.

A primeira era o desjejum, um pouco antes do meio-dia; a última, um jantar mais substancioso, no final da tarde. Evidentemente, a comida variava conforme as posses de cada um e da povoação onde vivia. As principais comunidades hebraicas estavam em Jerusalém, Judéia, Galiléia e aldeias em volta do lago Tiberíades.

Nesse sentido estritamente relativo à Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (Le 24,24) e símbolo da Ceia Eucarística.

O Salvador ensinou as verdades do evangelho, ressaltando os primeiros princípios e ordenanças: fé, arrependimento, batismo e dom do Espírito Santo. Ele ensinou-nos a amar e a servir uns aos outros. Ensinou sobre o sacerdócio, os convênios, as ordenanças e tudo o que precisamos fazer e ser para achegarmo-nos a Ele.

Nos ensinamentos de Jesus Cristo, encontramos o plano para nossa felicidade, nossa redenção e salvação — um modelo divino que inclui fé em Cristo, arrependimento, batismo, guardar os mandamentos de Deus, receber o Espírito Santo e perseverar até o fim.

A primeira palavra que Jesus profere do alto da cruz é: “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Durante toda a sua vida, Jesus pregou o perdão e amor de Deus a todos.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Os escribas e fariseus em tudo criticavam Jesus, pois o julgavam liberal demais, inclusive durante um banquete na casa de Mateus, apóstolo de Jesus que antes era um cobrador de impostos, questionaram o motivo de Jesus sentar-se e comer com cobradores de impostos e pecadores, ao que Jesus prontamente lhes respondeu: “ ...