O que Jesus falou sobre santidade?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d'Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo! Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar!

Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno e etc.

Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus. Podemos frequentar as reuniões da Igreja.

Fomos feitos à imagem do Santo, para sermos santos: “Sede santos porque eu sou Santo!”» (Lev 11, 44).

Sem a santidade o homem cristão não poderá de forma alguma, desenvolver um relacionamento de comunhão com Deus. Em Hebreus 12:14 está escrito assim: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”.

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d'Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo! Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar!

Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo.

Santificação é cuidar de limpeza de pecado de iniquidade, de maldade, de sujeira espiritual pessoal e ou coletiva. Santidade significa separação, limpeza. Depois de adorar, de louvar, de dar graças, havemos de buscar santidade.

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

O significado principal da palavra “santo” é “separado”. Deus está transcendentalmente separado de Sua criação, Ele é uma categoria à parte. Isso deve nos encher de reverência e admiração – conforme expresso pelos textos bíblicos citados acima.

A santidade é principalmente um estado do coração.
Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ele nos torna santos. Nossos pecados são todos apagados e somos purificados (1 Coríntios 6:11). Agora vivemos para agradar a Deus, não para o pecado.

Santidade é um dos valores essenciais da TeachBeyond e uma palavra frequente na Bíblia. O adjetivo 'santo', por exemplo, aparece mais de 650 vezes, sendo usado para descrever coisas um tanto comuns como livros, pessoas, dias e até panelas!

A palavra santidade vem do latim sanctitate-. Significa «qualidade ou estado do que é santo», «religiosidade», «pureza; virtude». Em religião, Sua Santidade é «título dado ao Papa».

O primeiro dos pedidos é para que o nome de Deus seja reconhecido e tratado como Santo: “Santificado seja vosso Nome”. Trata-se, porém, de “reconhecer como Santo, de tratar de maneira santa” o nome de Deus (CIC 2807).

1 pureza, castidade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 bondade, caridade, benevolência. 3 inocência, piedade, virtude.

Segundo ele, a santidade simples, do dia a dia, de todos os cristãos, é um caminho que pode ser percorrido somente se sustentado por quatro elementos imprescindíveis: coragem, esperança, graça, conversão.

A santidade é uma condição determinante para a caminhada cristã. Ou seja, não há vida cristã sem santidade. Em Hebreus lemos: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14).

2. Quem pode ser santo? A santidade é uma vocação universal, ou seja, dirigida a todas as pessoas. O próprio Deus nos disse: "Sede santos, porque Eu sou santo" (1Pe 1,16).

Lenski define o termo "santificar" como "separar de tudo o que é comum e profano, estimar, prezar, honrar, reverenciar e adorar como divino e infinitamente abençoado". Com este início, não estamos dizendo a Deus algo que ele ainda não sabe. Estamos reconhecendo a veracidade do santo ser de Deus.