O que Jesus falou sobre os mandamentos?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Estas palavras são tiradas do evangelho de hoje, de João 14,21-26.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

Numa das três viagens que Moisés fez até o alto do monte Sinai (ver Êxodo 19), Deus ensinou-lhe os mandamentos que lemos em Êxodo 20. Esses ensinamentos são conhecidos como os Dez Mandamentos.

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força! ' E o segundo mandamento é: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo'! Não existe outro mandamento maior do que estes.” O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre!

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

No monte Sinai, Moisés recebeu leis, mandamentos, ordenanças e convênios do Senhor que foram escritos em tábuas de pedra. Quando Moisés desceu do monte Sinai e viu os filhos de Israel adorando o bezerro de ouro, ele jogou as tábuas no chão e quebrou-as. (Ver Êxodo 32:15–19.)

A lei de Deus é a expressão do caráter de Deus e contem Dez Mandamentos, conforme registrados em Êxodo 20:2-17 e Deuteronômio 5:1-21. “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

Guardar os mandamentos põe-nos em harmonia com a Deidade; tornamo-nos um em propósito com o Pai e o Filho. Quando somos um com Deus, andamos com luz espiritual. Nossa diligência em guardar os mandamentos permite que o Espírito Santo permaneça conosco.

Marcos 2:27.

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

33 Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.