O que Jesus falou sobre a pobreza?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em relação ao acúmulo de riquezas materiais, Ele nos dizia: “Não ajuntem para vocês riquezas na terra, onde traça e ferrugem corroem e onde ladrões arrombam e roubam (…) Porque onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração” (Mt 6,19; 21).

A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza.

Diante da multidão, Jesus diz aos discípulos para darem comida à multidão. A fome é uma das necessidades primordiais do ser humano e, na linguagem bíblica, não significa apenas necessidade urgente de alimento diário, mas de tudo o que o ser humano precisa para viver com dignidade.

40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

E Jesus disse: Não matarás, não cometerás aadultério, não furtarás, não dirás bfalso testemunho; 19 aHonra teu pai e tua mãe, e bamarás o teu cpróximo como a ti mesmo.

Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

A resposta usual à pergunta acima passa pela perda do poder compra do salário influenciada pelo aumento no ritmo dos reajustes de preços. Ou seja, o aumento do custo de vida provocado pela inflação diminui a quantidade de bens e serviços que a grana do trabalhador pode comprar.

Quem dá aos pobres empresta a Deus, o qual virá a pagar com juros largamente vantajosos. Corrige o teu filho enquanto é novo, enquanto ainda há esperança. Se não o fizeres arruinarás a sua vida.

Dar de comer aos famintos (cf. Mt 25, 35.37.42) é um imperativo ético para toda a Igreja, que é resposta aos ensinamentos de solidariedade e partilha do seu Fundador, o Senhor Jesus. (N. 27).

Por que alguns nascem ricos e outros pobres? Alguns cegos, aleijados, débeis mentais, enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis? Por que Deus permite tamanha desigualdade entre seus filhos? Por que uns, que são maus, sofrem menos que outros, que são bons?

7 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá afomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Considerado um pecado capital, a gula é o desejo insaciável em comer e beber além do necessário e a toda hora. O Padre Cleberson Evangelista, ao falar do pecado da gula, cita Filipenses 3:19, “Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre; e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”.

14 Então se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão, e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino, e adespediu-a; e ela se foi, andando errante no deserto de bBerseba.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

25 O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. 26 Todo o dia o ímpio cobiça; mas o justo dá, e não retém. 25 O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar.

40 E aconteceu que, voltando Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando. 41 E eis que chegou um homem, cujo nome era aJairo, e era principal da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; 42 Porque tinha uma filha única, de quase doze anos, e ela estava à morte.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

19 Ou não sabeis que o vosso acorpo é o btemplo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes acomprados por um preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Provérbios 19. A esposa prudente vem do Senhor — Quem empresta ao pobre empresta ao Senhor — É melhor ser pobre do que mentiroso. 1 Melhor é o apobre que anda na sua bintegridade do que o perverso de lábios e tolo. 2 Também não é bom ficar a alma sem aconhecimento, e o que se apressa com os pés comete pecado.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.” “Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos.”