O que Jesus fala sobre separação?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12).

O divórcio é permitido em caso de adultério, abandono inevitável e morte do cônjuge.

1) Não há na Bíblia muitos textos que falam de forma profunda sobre o divórcio. No Antigo Testamento, somente Deuteronômio 24 trata de forma direta sobre o tema.

Leia trecho de "O que Deus Não Uniu o Homem Pode Separar". A busca por uma nova união procura suprir um vazio real, que pede reparação ou compensação, para eliminar o sofrimento e a frustração causados pelo primeiro casamento.

Falta de comunicação e de investimento na relação lideram os desentendimentos que levam ao término, apontam psicóloga de casais e advogada de família. Os motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas são bem conhecidos - o amor, a vontade de estar perto, o sonho de um futuro em comum.

O confronto de Jesus com os fariseus sobre o divórcio
É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? Seguindo, então, o padrão estabelecido em Malaquias 2.16, que afirma que Deus odeia o divórcio, Jesus reafirma a indissolubilidade do casamento citando Gênesis 1:27 e 2:24.

E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'. De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

A idealização de uma pessoa perdida está entre as muitas coisas que dificultam a separação. Isso ocorre porque as pessoas tendem a esquecer as coisas negativas que levaram à separação. Em outras palavras, elas parecem se lembrar apenas dos bons momentos que passaram juntos.

Dessa forma, precisamos esclarecer que não é preciso esperar prazo algum para se casar no civil após o divórcio. Ou seja, a partir do momento em que o juiz sentencia ou tabelião lavrar a escritura, a pessoa se torna divorciada e já pode formalizar a nova união.

Saiba quais os motivos que levam ao divórcio!
...
Conheça alguns motivos que podem levar o casamento ao divórcio

  • Falta de respeito.
  • Infidelidade no casamento.
  • Ciúmes.
  • Problemas Financeiros.
  • Falta de comunicação.

Como na igreja católica não é permitido realizar uma segunda cerimônia de casamento, os casais católicos podem optar em realizar a celebração em um buffet, podendo realizar uma cerimônia tradicional nesse local.

A ressurreição de Jesus garante que nada, nem mesmo a morte, pode separá-lo do amor de Deus. Quando você pedir que Deus o perdoe por amor de Jesus, o seu relacionamento com ele será curado e restaurado. Deus é o seu cônjuge fiel que vence o seu coração inquieto com sua fidelidade para com você.

A princípio, lembre-se do que é o casamento (Mateus 19:5), pois é o primeiro passo para restaurar um casamento. “E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?” Casar-se não tem a ver com sexo, atração física ou ainda com satisfação de necessidades pessoais e sociais.

Os principais motivos pelos quais os casamentos acabam são:

  • Ausência de diálogo. Uma relação precisa ser discutida. ...
  • Perda de respeito e admiração. O aspecto mais importante de qualquer relacionamento é o respeito. ...
  • Infidelidade. A infidelidade é um dos principais motivos de divórcio no Brasil. ...
  • Fim do romantismo.

Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco) é uma relação sexual realizada entre duas pessoas que não são casadas.

9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de afornicação, e casar com outra, comete badultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

Resumindo, Deus confirma um namoro de várias formas, porém, as mais comuns são através de três coisas em conjunto:

  • Sentimento recíproco.
  • Ter as características que o outro procura e vice-versa.
  • Ter a percepção que Deus aprova o namoro.