O que Jesus fala sobre o que comer?

Perguntado por: dbarros8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Não coma carne crua ou fervida em água, mas assada no fogo com a cabeça, as pernas e os órgãos internos. Não deixe nada até de manhã. Se sobrar um pouco até de manhã, você deve queimá-lo. É assim que você deve comer: com o manto enfiada no cinto, as sandálias nos pés e o cajado na mão.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Diante da multidão, Jesus diz aos discípulos para darem comida à multidão. A fome é uma das necessidades primordiais do ser humano e, na linguagem bíblica, não significa apenas necessidade urgente de alimento diário, mas de tudo o que o ser humano precisa para viver com dignidade.

Não devem comer a carne de nenhum destes animais nem devem tocar no seu cadáver. Devem considerá-los impuros. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Levítico 11. O Senhor revela as criaturas vivas que podem e as que não podem ser comidas; e quais são as limpas e quais são as imundas — Ele ordena a Israel: Sereis santos, porque eu sou santo.

1 Coríntios 3. O leite vem antes do alimento sólido na Igreja — As obras dos homens serão postas à prova pelo fogo — Os santos são o templo de Deus e, se forem fiéis, herdarão todas as coisas. 1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

Dar de comer aos famintos (cf. Mt 25, 35.37.42) é um imperativo ético para toda a Igreja, que é resposta aos ensinamentos de solidariedade e partilha do seu Fundador, o Senhor Jesus. (N. 27).

Peixe como símbolo da prosperidade
A prática era base da economia da época e, na cidade de Jerusalém, por exemplo, havia um grande mercado. Na Bíblia, Mateus (14:13-21) também narra um famoso milagre, o da multiplicação, onde cinco mil pessoas, em meio ao deserto, só tinham cinco pães e dois peixes para se alimentar.

Azeite de oliva era essencial e figos, tâmaras, romãs, nozes, grão de bico, lentilhas, queijos, cordeiro e carne de bode também eram bastante consumidos.

maçã

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza.

7 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá afomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

Azeitonas, azeite, romãs, uvas, leite de cabra, mel, cordeiro e ervas amargas, como a chicória e o almeirão. A maçã, aquela mesma que a Eva usou para seduzir o Adão, é lembrada nos Cânticos de Salomão. As amêndoas também estão lá, assim como os figos, as uvas, os melões, romãs e as passas.

Alimentos proibidos: 5 que você precisa evitar ao máximo

  • Frituras em óleos vegetais. As frituras são alimentos prejudiciais ao corpo, pois não permitem que todo o nutriente do alimento seja absorvido. ...
  • Comida industrializada e congelada. ...
  • Temperos prontos em cubos. ...
  • Embutidos e carnes processadas. ...
  • Refrigerantes.

No evangelho de João, capítulo 6, temos o episódio da multiplicação de pães e peixes que Jesus realizou. Uma grande multidão o seguia sol a pino porque o viram operando milagres. Ao ver tanta gente, Jesus perguntou a Filipe onde compraria pães para dar àquela multidão.

Nem consumir carne: ao matarem animais para comer, eles usurpariam o território do Vivente. Só a divindade que dá a vida é que pode retirá-Ia.