O que Jesus fala sobre livre-arbítrio?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.

A consequência do livre-arbítrio. Somos donos do nosso próprio caminho e, cabe a nós, as melhores decisões diante das diversas questões que surgem no decorrer dos dias, no entanto, por vivermos em sociedade, algumas decisões acabam influenciando a vida das pessoas que estão ao nosso redor.

Detalhes do livro
De libero arbitrio é um livro em três volumes escrito por Santo Agostinho no período de 387-395 d.C., em Roma, logo após ter sido batizado.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento.

Em outras palavras, os homens estão sendo condenados a mudar sua natureza. Paulo se refere a homens heterossexuais que mudam sua natureza para práticas homossexuais — uma prática comum do tempo de Paulo, onde escravos heterossexuais e prostitutas eram forçados a atividades homossexuais.

A expressão livre-arbítrio costuma ter conotações objetivas, subjetivas ou paradoxais.

O livre-arbítrio: eis um problema filosófico que sempre mexeu com a questão existencial do ser humano, naquilo que se refere ao problema da moral, da responsabilidade humana e dos limites desta liberdade, caso ela de fato exista.

A liberdade se diferencia do livre-arbítrio pelo fato de que, enquanto a primeira tem sua expressão no mundo externo (ações, expressões, experiências), o livre-arbítrio é uma faculdade que vem de uma consciência interna a partir do autoconhecimento, discernimento e clareza vindos do Ser.

O poder de escolha (livre-arbítrio) ainda não é liberdade. A liberdade está em ter vontade de voltar-se para o bem. O livre-arbítrio nos condiciona a seguir ou não a vontade de Deus, porém só será livre, quem optar, mediante sua ajuda divina, fazer a vontade de Deus.

Sem o livre arbítrio seríamos apenas máquinas irresponsáveis, sem culpa pelos erros cometidos ou méritos pelas conquistas realizadas. Pelo livre arbítrio o homem, mesmo que coibido fisicamente, será sempre senhor dos seus pensamentos e de suas aspirações, pois ninguém pode interferir em nossas consciências.

O seu livre-arbítrio (e a sua liberdade e o seu direito) termina quando começa o do outro.

Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano. Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas.

Ali passou trinta e cinco anos devotado ao seu povo e escrevendo livros sobre vários aspectos da verdade cristã. Dentre eles está o De libero arbitrio. O livre arbítrio começou a ser escrito em 391 e só foi concluído em 395 d.C. O livro retrata diálogos de Agostinho com seu amigo Evódio.

Ser livre fazendo o bem é agradar a Deus. Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos. O evangelho de hoje e de sempre, tirado de João 8,31-42, nos ensina a perseverar no ensinamento de Jesus. Perseverar significa conservar-se numa posição sempre, constantemente.

33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher areverencie o marido.

22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado do lago". Eles entraram num barco e partiram. 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.

37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. 38 Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.

22 Quando um homem for achado deitado com mulher acasada com marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.

22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; aabominação é. 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.