O que Jesus fala sobre educar os filhos?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

"O Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem" (Provérbios 3.12). . "O mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida" (Provérbios 6.23).

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites. No livro de Timóteo, o Apóstolo Paulo afirma que, a mulher é salva pela "teknogonia".

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

7 O rico domina sobre os pobres, e o que atoma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará. 9 O que vê com bons olhos será abençoado, porque adeu do seu pão ao pobre.

Dentro deste versículo, podemos entender que os pais têm a responsabilidade e a obrigação, de se comprometerem em ensinar e disciplinar os seus filhos, de modo que venham agradar a Deus. O segundo ponto aqui a destacar. Devemos como pais, nos dedicar a ensinar nossos filhos o caminho para se achegar a Deus.

É como aconselha a Bíblia (Provérbios 23:12): “Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.” Ter disciplina é dominar o Elefante. É pautar-se em um propósito nobre a ser pronunciado em alto e bom som todas as manhãs, ao acordar.

Ser mãe, segundo a Bíblia, está relacionado a:

  1. #1 Saber enxergar o valor dessa missão.
  2. #2 Praticar o amor do Senhor na educação dos filhos.
  3. #3 O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar.
  4. #4 Saber que os filhos são do Senhor.
  5. #5 Orar e declarar bênçãos sobre seus filhos.

Salmo 139:13-14: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.”

Maria foi, sem dúvida, a mãe mais importante de toda a Bíblia. Foi uma mãe elogiável, não porque tivesse algum mérito em si mesma, ou porque fosse melhor que as outras mães, mas por causa da importância do seu Filho: Jesus Cristo.

7 práticas para impor regras e limites na educação dos filhos

  1. Nunca suborne. ...
  2. Evite punições extremamente severas. ...
  3. Priorize o bom diálogo. ...
  4. Estabeleça “acordos” ...
  5. Não faça ameaças. ...
  6. Cumpra as consequências que foram estabelecidas. ...
  7. Jamais questione a autoridade do(a) parceiro(a)

escarnecedor não ouve a repreensão. Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

21 O que segue a justiça e a benevolência achará a avida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua aconfiança. 23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba.

"Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir.

O Salmo 8 é um cântico de louvor a Deus que exalta o Seu ser e Sua obra na criação. O estudo bíblico do Salmo 8 ainda revela que esse salmo é profundamente teológico. Ele trata tanto da revelação geral de Deus quanto de Sua revelação especial manifestada aos homens.