O que Jesus fala sobre as doenças?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Não podemos esperar ficarmos sadios para nos aproximarmos d'Ele; pelo contrário, é do jeito que estamos, é com as enfermidades do corpo, da alma, do espírito, da mente e de todo o nosso ser que nos aproximamos do Senhor.

O que são as nossas doenças e enfermidades, se não nossas fragilidades expostas e conhecidas vindo à luz. Nós nascemos frágeis e não há nada mais frágil do que uma criança quando sai do ventre de sua mãe.

O remédio do coração do Senhor é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá! Quando Jesus perguntou a Pedro, três vezes, se ele O amava, deu ao discípulo a oportunidade de largar aquele coração ferido que três vezes O negou, para três vezes reafirmar o seu amor.

Oração para a Cura
Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem.

Salmo 133

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."

Nele, Jesus chama os discípulos e os envia com poder para curar os doentes e expulsar os maus espíritos que atormentam as pessoas. Os discípulos devem ter em mente o que devem anunciar: “Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'”.

Então, Jesus se inclinou sobre ela e, com autoridade, mandou que a febre a deixasse. A febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los. Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes, com diversas enfermidades, os levavam a Jesus. E ele impunha as mãos sobre cada um deles e os curava.

Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste. "Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança. Entre vocês há alguém que está doente?

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

Salmo 61

Salmo 61 - Para preservar a saúde
Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo. Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas (Selá). Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome.

Doença, enfermidade e moléstia equivalem-se, como atestam os textos médicos atuais e os modernos léxicos da língua portuguesa, especializados ou não. É interessante ressaltar que, nos epônimos, emprega-se de preferência doença ou enfermidade e, mais raramente, moléstia ou mal (mal de Hansen, mal de Pott).

Ele respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mateus 9:12). Jesus reconheceu que as pessoas doentes precisam de médicos. Ele não condenou o uso de médicos e remédios “terrenos”. Sim, Jesus realizou muitos milagres de cura enquanto estava na Terra.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

Ó Deus, que abriu, o mar vermelho, derrubou as muralhas e fez um morto de quatro dias ressuscitar, além dos paralíticos que voltaram a andar. Tenho uma causa impossível e coloco-a em tuas mãos, e pela minha fé creio que esta causa está ganha! Em nome de Jesus Cristo!

Ó meu bom São Lucas, médico, que com as tuas santas mãos, invocando o nome de Deus, curaste tantos enfermos de tão graves doenças, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém.”

São Rafael Arcanjo

São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes e anjo da providência que zela pela humanidade.