O que Jesus fala de Salomão?

Perguntado por: lgonzaga6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

E eis que está aqui quem é maior do que Jonas. 42 A arainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.

Não é que ele tenha abandonado a Deus e não acreditasse mais Nele, ou não servisse mais ao Senhor, simplesmente, Salomão já não era tão fiel e não servia mais inteiramente a Deus, deixou o seu coração se dividir. Salomão deixou seu coração se dividir para outros deuses e afastou-se do Senhor.

Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: — Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois.

Os registros da sua história constam no 1º livro de Reis (cap. 1 a 11) e nos dois livros de Crônicas. Foi o autor do Livro de Provérbios, de Eclesiastes, do Cântico dos Cânticos e alguns salmos (72 e 127). Salomão também foi mencionado pelo Senhor Jesus em seus ensinamentos, em duas ocasiões (Mateus 6:29; 12:42).

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1.1 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 1.2 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 1.3 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 1.4 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 1.5 5 – Seja generoso.
  • 1.6 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 1.7 7 – Seja paciente e constante.

De acordo com a tradição judaico-cristã, Salomão foi o mais sábio, o mais rico e famoso rei de Israel e que se apaixonou pela Rainha de Sabá e dedicou a ela o “Cântico dos Cânticos”, um belo poema de amor, uma verdadeira ode à beleza e elegância da Rainha.

Ele. 15 Como és formosa, minha amada! Como és formosa, com teus olhos de pomba!

No ano 70 d.C., o templo foi completamente destruído pelo fogo por ocasião da invasão de Jerusalém pelos romanos sob as ordens de Tito.

Salomão ora em favor do Templo e do povo. ¹Então Salomão orou: “Ó Senhor, tu disseste que habitarias numa densa nuvem. ²Agora, construí para ti um templo majestoso, um lugar para habitares para sempre!”. A consolidação do reinado em Israel se dá em consonância com a construção do Templo.

Salomão viveu uma vida longa e repleta de prosperidade, riquezas e boa fama. Deus o abençoou com sabedoria, porque esse foi o seu pedido: “Dá-me agora sabedoria e conhecimento para conduzi-lo com competência. Pois quem seria capaz de governar uma nação tão grande como esta?” (2 Crônicas 1:10).

1 Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra seu pai, mas o filho tolo é a tristeza de sua mãe. 2 Os atesouros da impiedade de nada aproveitam, porém a justiça livra da morte. 3 O Senhor não deixa ter fome a alma do justo, mas a aspiração dos ímpios rechaça.

O bom siso te guardará e a inteligência te conservará. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeito com a sua própria ignorância.

Ele tornou-se o rei mais sábio da história de Israel, além da riqueza material (todas as taças que bebia eram de ouro, pois tinha o metal em abundância), ele tinha riqueza em sabedoria (a exemplo dos provérbios que estão na bíblia, percebe-se a riqueza de conhecimento) tendo desfrutado de um longo período de reinado ...

Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”. Que Deus concedeu a Salomão sabedoria e inteligência extraordinárias. Salomão herdou de seu pai um extenso reino que ia do Rio Eufrates, até a fronteira egípcia.

Significado: Vem do hebraico Shelomoh, pacífico, inspirado em shalom, paz. Na Bíblia, Salomão, filho de Davi, foi o terceiro rei dos Judeus.

Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910). Para que a entronização se consolidasse em todo o território israelita, Roboão precisava não somente ser aclamado rei em Judá e Jerusalém, mas também no Norte [2].