O que Jesus ensinou sobre o relacionamento?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Ele tinha compaixão dos temerosos, angustiados e tristes, e no entanto, condenava o orgulho e a auto- suficiência. O resultado de Sua missão de salvação foi que ninguém cuja vida Ele tocasse permanecia o mesmo. Ou eles O aceitavam ou O rejeitavam, quando descobriram quem Ele era.

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

O namoro é a relação afetiva entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências por um tempo. É neste período que podemos validar nossa sexualidade e, assim, compartilhá-la com quem amamos.

1 João 4:11 - Amar uns aos outros. Salmos 133:1 - Viver em comunhão com os irmãos. 1 Tessalonicenses 4:9 - Deus nos instrui a amar. Efésios 5:28 - maridos deve amar suas mulheres como a si próprios.

“Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.” Efésios 5: 25. “Aquele que acha uma mulher, acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor. ” Provérbios 18, 22.

Dicas para ter mais paciência no relacionamento

  1. Tenha cuidado com as expectativas. Para ser uma pessoa mais paciente é preciso entender e aceitar que o outro, assim como você, não é perfeito. ...
  2. Não fale de maneira agressiva. ...
  3. Aprenda a respirar. ...
  4. Fale sobre como você se sente. ...
  5. Desenvolva a tolerância.

Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).

Às vezes, temos expectativas erradas em relação à maneira como Deus Se envolverá em nossa vida. Essas expectativas geralmente são o motivo pelo qual podemos sentir que não podemos confiar Nele — porque Ele não está nos ajudando da maneira que esperamos ou queremos que Ele o faça.

Aqui, é preciso destacar que Jesus só valorizava os resultados de ações motivadas pela misericórdia, pela valorização do ser humano.

Salmo 12 - Para viver um amor repleto de compreensão
"Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

Mas, por outro lado, os maridos também precisam amar suas mulheres, como Cristo amou a Igreja. Deus não orienta assim para humilhar as mulheres, mas para que tenham um casamento feliz. Além disso, a Bíblia ensina que todos os crentes devem se submeter uns aos outros, em amor.

Estudos comprovam que namorar faz bem a saúde, prevenindo doenças e ajudando a recuperação de outras. Amar alguém, ou até mesmo a sensação de se sentir apaixonado traz inúmeros benefícios, não só psicológicos, mas também físicos.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Além disso, no namoro o companheiro está sempre fazendo planos para o futuro com você, sendo assim, estabelecem um compromisso. A principal diferença dessas duas formas de relacionamento é a liberdade que o ficar representa em relação ao namoro, mas isso não deve ser visto como algo ruim.

10 Regrinhas para a convivência do casal! E muito amor acima de tudo

  1. Dedicação sempre. Casais no início do casamento tendem a acreditar que depois do "sim" tudo será um conto de fadas. ...
  2. Respeitem a individualidade do outro. Sim, vocês são um casal, mas antes disso são indivíduos. ...
  3. Namorados para sempre. ...
  4. Confiança é a chave.

A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.