O que Jesus ensina sobre julgar?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).

Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

Há algo de certo e de errado com essa frase. O que é certo? Realmente, somente a Deus cabem os julgamentos. O evangelista Mateus nos traz Jesus orientando a não julgarmos (Mt 7, 1), pois seremos julgados à mesma medida em que julgarmos.

O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós. E por que reparas no argueiro que está no olho de teu irmão, mas não atentas para a trave que está no teu olho?

Falar a verdade é constatar o que já existe, uma coisa visível e que não abre para discussões. É um fato, um acontecimento. No entanto, muitas pessoas passam a julgar alguém se escondendo atrás de uma “verdade”, dizendo que seu julgamento não deixa de ser uma realidade.

Dicas para o julgamento alheio não te sabotar

  1. Tenha autoconhecimento. Conhecer-se é o primeiro passo para tomar consciência das atitudes destrutivas que precisamos mudar. ...
  2. Evite comparações. ...
  3. Não leve para o lado pessoal. ...
  4. Identifique porque certos comentários incomodam. ...
  5. Não peça opiniões se não estiver pronto para ouvir.

Jesus Cristo nos julgará por atos, palavras e coração. Seremos julgados pelo que fizemos ao próximo, a nós mesmos e a Cristo. Não escaparemos em nada. Cada um de nós receberá a recompensa sobre cada feito.

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado. É composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores, ministros, representado por Tribunais, com destaque para o Supremo Tribunal Federal – STF.

Para não julgar os outros, podemos seguir estas 8 estratégias:

  1. Pensar antes de falar. ...
  2. Praticar o mindfulness. ...
  3. Ninguém é perfeito. ...
  4. Lembrar que não somos todos iguais. ...
  5. Olhar para si mesmo. ...
  6. Sentir-se bem consigo mesmo. ...
  7. Ter uma mente mais aberta. ...
  8. Estar ciente de que as aparências enganam.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.

Só Deus tem o poder para julgar. É Ele que conhece o profundo das pessoas. Quem julga o próximo, está condenando a si próprio; pois quem julga o outro acaba fazendo coisa pior.

Romanos 14:4 NVI
Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.

24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo. 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Julgamentos e crenças definitivas são a forma que muitas pessoas encontram para estabelecer zonas de conforto e segurança”, pontua.

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus.