O que Jesus diz sobre templo?

Perguntado por: asantos4 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Coríntios 3:16–17). Seu corpo é um templo para seu espírito. Assim como você trata os templos com respeito, deve tratar seu corpo com respeito.

A palavra latina “templum” equivale ao hebraico “beth Elohim” e significa habitação de Deus; sendo assim, é literalmente a casa do Senhor. Essas estruturas foram edificadas em diversas épocas, tanto por adoradores de ídolos quanto por seguidores do Deus verdadeiro e vivo.

O Senhor prometeu a Davi, porém, que seu filho reinaria em paz e construiria um templo. (Ver I Crônicas 22:8–10.) Os capítulos 5–7 de I Reis relatam a construção desse templo, que ficou conhecido como o templo de Salomão. Em I Reis 5, lemos sobre um acordo feito entre Salomão e Hirão, rei de Tiro.

Desde o início, o Senhor ordenou a Seu povo que construísse templos — estruturas sagradas onde Ele pudesse ensinar, guiar e abençoá-los (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Templo, A Casa do Senhor”).

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

II Samuel 7: Davi Deseja Edificar um Templo.

Os templos são o único local onde são realizadas cerimônias como o batismo e o casamento eterno em favor de pessoas falecidas — uma prática que os santos dos últimos dias acreditam que foi seguida na época do Novo Testamento, mas que mais tarde foi perdida.

No templo, os membros da Igreja participam de ordenanças sagradas, como o casamento eterno, no qual um casal é unido, ou selado, como marido e mulher por esta vida e toda a eternidade. O templo também é um local de instrução e adoração, onde os membros fazem a promessa (ou convênio) de servir ao Senhor Jesus Cristo.

O templo é a casa do Senhor. Algumas ordenanças e alguns convênios do evangelho são tão sagrados que Deus só permite que os recebamos em lugares especiais chamados de templos. Um templo é literalmente a casa do Senhor — um lugar sagrado separado do mundo.

Os templos são um local onde os membros da Igreja fazem promessas solenes e assumem compromissos com Deus. São também o local onde os mais sublimes sacramentos de fé ocorrem — o casamento e o “selamento” das famílias para toda eternidade.

No templo, aprendemos verdades importantes, participamos de ordenanças do sacerdócio (cerimônias sagradas) e fazemos convênios (promessas sagradas) com Deus que nos preparam para retornar à Sua presença. Podemos receber ordenanças do templo para nós mesmos e também para nossos antepassados.

3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés; quanto mais honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 Porque toda casa é edificada por alguém, porém o que edificou todas as coisas é Deus.

7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

O Segundo Templo foi aquele que o povo judeu construiu após o regresso a Jerusalém, findo o Cativeiro Babilônico, no mesmo local onde o Templo de Salomão existira antes de ser destruído. Manteve-se erigido entre 515 a.C. e 70 DC, tendo sido, durante este período, o centro de culto e adoração do Judaísmo.

templo de Jerusalém

O templo de Jerusalém era centro de romarias e peregrinações.

Então, quando Jesus chegou ao templo, logo observou vendedores de ovelhas, bois e pombas, pessoas que estavam lá apenas com o propósito de ganhar dinheiro. O Filho de Deus não contou conversa: pegou umas cordas e fez um chicote, com o que colocou as ovelhas e os bois para fora do templo.