O que Jesus disse a Maria quando estava na cruz?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Filho, eis aí a tua mãe!

Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele' (Atos dos Apóstolos 1, 12-14).

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

Deus compara o Seu amor pelo Seu povo ao amor de mãe (Isaías 49:15). Ele mostra que, tal como é absurdo para uma mãe se esquecer e não ter compaixão do seu bebê pequenino, assim também Ele não se esquece de nós.

A Bíblia diz que a primeira frase proferida por Jesus na cruz foi “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), referindo-se aos romanos e à multidão que o condenaram.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

De acordo com o evangelho de Marcos, Cristo professa as palavras “eloi, eloi, lamá sabactani?”, que em aramaico significa “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”.

As sete dores da Santíssima Virgem que suscitaram maior devoção são: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, os três dias que Jesus esteve perdido, o encontro com Jesus levando a cruz, sua morte no Calvário, a descida da cruz e o sepultamento de Jesus.

Portanto, quando dizemos “Maria Passa na Frente”, na verdade estamos pedindo para que ela coloque Jesus na frente. Além disso, a sua mão direita está colocada para trás e isso representa um nobre gesto. É como se ela dissesse a nós: “Venha, segure a minha mão que vou te levar sob a minha proteção”.

1ª Dor: Apresentação do Menino Jesus no templo
Nesta primeira dor veremos como o coração de Maria foi transpassado por uma espada, quando Simeão profetizou que seu Filho seria a salvação de muitos, mas também serviria para ruína de outros. A virtude que aprendemos nesta dor é a santa obediência.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. O vinagre era mais que um tempero "azedo" para os alimentos.

“Segue-me tu” (João 21:22) foi o mandamento. No momento de Sua Ascensão, não havia dúvidas sobre Sua imortalidade entre os discípulos fiéis.