O quê Jeremias 2 nos ensina?

Perguntado por: vluz7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Em conclusão, Jeremias 2 apresenta uma poderosa acusação contra o povo de Judá e Jerusalém por seu adultério espiritual e idolatria. O capítulo enfatiza a importância de permanecer fiel a Deus e evitar a tentação de falsos deuses e ídolos.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Se você desenvolve relacionamento com Deus e pratica seu chamado, o aperfeiçoamento é natural. Em Jeremias 1:7 vemos que a negativa do chamado não é um obstáculo para Deus. Ele promete ao jovem vocacionado que estará com ele, e isso é o suficiente para que ele seja capaz de desenvolver a tarefa.

Em Jeremias 33, o Senhor Deus fala com o profeta enquanto ele ainda está preso no palácio. A direção do Senhor é que Jeremias clame em busca de respostas, porque ele será ouvido. Que MARAVILHA! O nosso Deus tem prazer em falar conosco.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Por sua vez, cisternas rotas eram cisternas rachadas, que não guardavam a água e não a mantinham limpa. Qualquer viajante que se aproxima de uma cisterna rota percebe que não há água potável. Apesar de todo trabalho dos que a escavaram, foi inútil, pois não há esperança nessa cisterna para os que a procuram.

Significado de Baalins
Divindades cultuadas por alguns povos antigos, especialmente pelos Cananeus, habitantes de Canaã, terra prometida a Abraão, antes da chegada dos judeus. [Religião] Deuses falsos; ídolos. Etimologia (origem da palavra baalins). Plural de baalim, de baal, do hebraico Bahal.

25:10–11.

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Repreendendo reis, profetas e sacerdotes, Jeremias se viu como alvo de várias dificuldades como: perseguição, conspirações, aprisionamento, ser declarado como digno de morte, ter suas profecias destruídas, ser acusado de traição, etc.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

É linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras, mas por lágrimas, a linguagem da alma. Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração.

Isso significa que vamos orar, clamar, pedir, e suplicar a Deus a respeito de algo; e como prometido, Ele nos responderá de maneira objetiva, mas nós, por qualquer "motivo" que nos pareça aceitável, vamos considerar que aquela não é a resposta que queremos ouvir, ou não concordamos com ela; então passamos a fingir para ...

Gritar; bradar; exclamar. 2. Implorar.