O quê Jeremias 18 quer nos ensinar?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Em Jeremias 18, o Senhor Deus compara seu relacionamento com Judá da mesma maneira que o Oleiro trata o vaso. Da mesma forma que o Oleiro é capaz de fazer o que quiser com o barro, Ele é capaz de fazer o que quiser com Seu povo. O Senhor Deus pode nos moldar e nos deixar parecidos com Ele.

Tais versículos, relatam a manifestação de Deus como um oleiro, moldando, como a argila, àqueles que a Ele pertencem. Essa figura é rica em expressão e em significado, pois desvela Deus em Sua ação e amor. Faz-nos compreender o “singelo jeito” com que Ele nos acompanha e nos faz crescer.

O Vaso na Mão do Oleiro foi consertado.
Isso lembra a fragilidade humana diante do pecado. Cada um de nós é frágil como o barro. Paulo nos diz que todos nós pecamos e carente da glória de Deus. Uma vez que o barro se quebrou, precisou da intervenção do oleiro para consertar - assim precisava remodelar.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

(Jeremias 7:18). 'Rainha dos Céus' era o título que se dava á 'deusa mãe', muito venerada no mundo antigo pela sua vinculação com a sexualidade e com as fontes da vida. Na Mesopotâmia, recebia o nome de Ishtar e era identificada com o planeta Vênus. Em Canaã a chamavam de Astarote.

A Simbologia de reconstrução do vaso era a misericórdia de Deus sobre Israel. Como oleiro tratava do vaso de barro quebrado e como cuidado e habilidade o refazia. O senhor o oleiro divino queria reconstruir a casa espiritual de Israel. Como obra na mão do oleiro assim Judá seria uma nova nação para servir ao Senhor.

Texto do sermão: Jeremias 18:1-6
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

'Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel'" (Jeremias 18:1-6). Nesta parábola, de acordo com a interpretação dos cristãos, o oleiro seria a figura do próprio Deus, dotado de misericórdia e paciência e responsável por, aos poucos, moldar as imperfeições das pessoas.

Somos feito pelo Criador, e moldados por Ele todos os dias, passo a passo. As vezes ser moldado parece ser cansativo, mas a obra é de Deus! O Senhor fez o convite ao profeta e nos faz o mesmo convite hoje!

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

II TIMÓTEO 2:18-19: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

Os ceramistas ou oleiros atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção. Também trabalham no comércio por atacado e intermediários do comércio.

Ele pega no barro, sem forma, coloca na roda e, pouco a pouco, vai moldando a forma do vaso. É assim que Deus quer agir em nossas vidas, nos transformando em algo muito mais bonito, que sozinhos não conseguimos ser.

Quando a bíblia nos compara aos vasos de barro, ela nos exorta à humildade. O próprio termo "humildade" vem de "humus", palavra latina que significa "barro". Que cada um de nós veja a si mesmo de forma simples, sabendo que estamos nas mãos de Deus, dependentes da sua misericórdia.

Resposta verificada por especialistas
É por meio dessa atividade que os indivíduos têm acesso a diferentes culturas, visões de ponto e pontos de vista, condição que amplifica o conhecimento do leitor.

“Regina Coeli” ou “Regina Caeli” significa “Rainha do Céu”. Portanto, a Oração Regina Coeli é uma oração mariana e cristológica que honra a Virgem Santíssima, Rainha do Céu.