O que irrita um recém-nascido?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Ambientes muito barulhentos podem deixar não só o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono do pequeno. Dessa forma, durante os primeiros meses e anos de vida, evite levar a criança a lugares muito agitados, com luzes muito fortes e multidões.

O que leva o bebê a esse estado de choro constante é o sono!
Quando os pequenos não tiram sonecas satisfatórias durante o dia, chegam à noite exaustos. Isso gera um estresse enorme no corpo dos bebês, ao ponto deles não conseguirem dormir apesar do sono. Por isso o choro sem fim.

Como já dissemos, o bebê provavelmente irá manifestar seu incômodo. Se estiver com calor, deverá chorar e ficar mais irritado/agitado. No caso de frio, é capaz que ele apresente tremores ou soluços, ficando mais quieto e encolhido. É importante ressaltar que os comportamentos podem variar de criança para criança.

Trânsito, responsabilidades, falta de contato com a natureza e más condições de descanso são alguns dos vários motivos que podem levar a um estresse extremo. E, para contorná-lo, mais do que paciência, é preciso acompanhamento especializado e mudanças de rotina. Mas precisamos falar também sobre o estresse infantil.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços.

Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança. Outras terminologias são: infante (criança que não fala), infante novo-nascido, neonato, recém-nato e nenê/neném.

RN Pré-termo: são todas as crianças nascidas vivas antes da 38 a semana de gestação, ou seja até 37 semanas e seis dias (265 dias), segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP, 1970). Segundo a OMS, porém, é todo aquele que nasce antes da 37 a semana.

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

Como saber se bebê tá com calor ou frio? O jeito mais indicado de perceber se ele está com frio é sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e não através do toque nas mãos e pezinhos, já que as extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

A música ajuda a acalmar seu pequenino, e ouvir um ritmo calmo e gostoso pode ajudar a relaxá-lo também. Seu bebê sente quando você está estressada, triste ou ansiosa, e cantar para ele ou colocar fones de ouvido na barriga podem ajudar também.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Por exemplo, opte por calças e camisas com elásticos ajustáveis. Isso garantirá que o bebê tenha espaço para se mexer e se sentir confortável durante a noite. Além disso, procure roupas de bebê para dormir que sejam leves e frescas. Evite colocar roupas muito grossas ou pesadas no bebê.

Pode ser a disquesia do lactente. Seu bebê nasceu e poucos dias depois ela começa a demonstrar algum desconforto abdominal. Chora, se estica e se contrai todo e reclama bastante. Os pais, principalmente de primeira viagem, ficam muito preocupados e comumente chamam isso de cólica.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

De acordo com médicos e especialistas, nos primeiros meses de vida não é necessário que o recém-nascido durma com travesseiro. É mais indicado que ele esteja em uma superfície plana, firme e macia para acomodar corretamente a coluna do bebê.

Faça compressas quente na barriguinha dele e flexões de suas perninhas contra sua barriguinha. Se estão muito intensas o leve ao seu pediatra para te dar mais orientações e tranquilidade pois são eventos transitórios e benignos, mas que podem trazer muita angústia aos pais.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

A ideia do não poder vem de um pensamento popular sobre o vento proporcionar casos de gripe e/ou resfriados. Não é totalmente falsa a informação, porque a mudança de temperatura pode sim causar um choque térmico e gerar algum tipo de reação no bebê.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.