O que irrita os cães?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

O secador de cabelo, o aspirador, os carros, os foguetes, os espirros, uma tosse ou algo que nos cai das mãos e faz muito barulho, qualquer ruído forte incomoda e assusta os cachorros.

A seguir, confira alguns odores que não são bem recebidos pelo seu amigo de quatro patas.

  1. Pimenta. A substância responsável pelo cheiro e pelo ardor característicos da pimenta é a capsaicina. ...
  2. Vinagre. ...
  3. Produtos de limpeza. ...
  4. Álcool e derivados. ...
  5. Esmalte de unhas e acetona. ...
  6. Naftalina.

As orelhas são um dos órgãos mais importantes e sensíveis para o animal. Então, para fazer a limpeza, utilize chumaços de algodão e limpe apenas o que estiver visível, evitando um contato mais profundo com os ouvidos.

Quando sopramos, ele seca e o cachorro perde momentaneamente a noção dos cheiros que tinha antes. Esse meio efeito acontece nos olhos, e sabemos bem como a sensação de correntes de ar nos olhos é ruim, não é? Por último, as orelhas dos cães também são muito sensíveis.

Laranja, limão e outros cítricos contêm aromas muito fortes para o olfato canino, considerados insuportáveis para eles. Apesar de agradável para nós, produtos com fragrâncias à base de cítricos irritam as vias respiratórias dos pets. Além dos cães, esse é também um cheiro que gato não gosta.

Vinagre: os peludos não são muito fãs de cheiros cítricos. Por isso, se você está buscando um cheiro que o cachorro não suporta, o vinagre é uma ótima opção! Muito comum como repelente, o uso do vinagre para cachorro não urinar em determinado local costuma ser eficiente.

Em alguns casos, o animal apresenta traumas que envolvem a área. Associações negativas com o manuseio da pata de cachorro são a principal razão por que esses animais evitam esse tipo de toque.

Outros sinais de estresse
Alguns cães podem apresentar outros sintomas de cachorro estressado, como ficar salivando, deixar o rabo entre as pernas, ter pupilas dilatadas, lamber partes do corpo, abrir a boca num bocejo forçado, ficar agressivo, achatar as orelhas contra a cabeça ou desviar o olhar.

Qual é o desastre natural que os cães mais odeiam? Resposta: Fura-cão.

Falar cachorrês: ao pegar o seu amigo no flagra fazendo algo errado, diga “não” e outras palavras curtas sempre de forma clara, objetiva e com serenidade. Ser claro e consistente: o que é permitido é permitido sempre, e o que é não é permitido não é permitido nunca.

O álcool tem um odor também muito forte. Inclusive, pode incomodar até os seres humanos. No caso dos animais, isso é ainda pior. O álcool para esses bichinhos causa irritação nas vias respiratórias, por isso, eles preferem manter distância.

Já se o bichinho convive com você, ele certamente vai se sentir mais confortável em expor todo o corpo para receber as carícias. Geralmente, os melhores lugares para fazer carinho no cachorro são a barriga, peitoral, orelhas e pescoço.

De maneira geral, os locais favoritos dos cães para receber carinho são: pescoço, na região logo abaixo das orelhas, peito e abdômen. Neste caso, ele pode chegar até mesmo a se virar de barriga para cima para você fazer carinho nele.

Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro. Esse é um dos motivos que explicam por que o cachorro reconhece seu dono depois de muito tempo.

Você só o faz se realmente é o dono que ele segue incondicionalmente. Não pode haver dois machos alfa em um ambiente. Portanto, se o cachorro não é seu, não o desafie olhando nos olhos dele. Cachorros de guarda, dominantes ou territorialistas podem se sentir ameaçados com o contato visual e acabarem atacando.

A resposta é em nível celular: existem células especializadas no olho dos animais chamadas de cones. Os humanos possuem três tipos de cones (uma para cada cor primária, azul, vermelho e amarelo). Os cães têm dois tipos – para amarelo e azul – fazendo com que eles sejam praticamente daltônicos!