O que invalida um contrato de locação?

Perguntado por: vpires8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Em ocasiões em que o locatário comete algum ato ilegal no imóvel ou infração prevista em lei; Quando o locatário descumpre o contrato (atrasos constantes ou a falta de pagamento do aluguel, por exemplo).

Isso mesmo, de acordo com a Lei do Inquilinato, em vigor desde janeiro de 2010, o contrato de locação é renovado automaticamente quando tem validade de 12 a 30 meses. Depois de 30 meses, o acordo passa a valer por tempo indeterminado, ou seja, é válido até que uma das partes queira rescindir.

O contrato de aluguel pode ser quebrado se alguma das partes – o locador ou locatário - não desejar prosseguir. Quando se encerra um contrato, os envolvidos devem cumprir com tudo que foi estabelecido no documento, inclusive o pagamento de multas.

“Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores”.

No caso de quebra de contrato por parte do inquilino, a legislação determina que será necessário o pagamento proporcional ao período estipulado no documento. Não havendo prazo, pode existir uma porcentagem prevista dentro do contrato de aluguel.

Contrato de franquia não assinado é válido se o comportamento das partes demonstrar aceitação do negócio. É válido o contrato de franquia, ainda que não assinado pela franqueada, quando o comportamento das partes demonstra a aceitação tácita do acordo.

O inquilino pode solicitar o distrato de contrato de locação do imóvel a qualquer momento. A Lei do Inquilinato não especifica o prazo, apenas o pagamento da multa preestabelecida. Também não é necessário justificar o motivo pelo qual pretende encerrar o compromisso com o locador.

Se o contrato não contiver uma cláusula específica de renovação automática por igual período, quando terminar o prazo da locação, permanecendo o Inquilino no imóvel por mais de 30 (trinta) dias, sem oposição do Locador, presume-se que a locação fica prorrogada nas mesmas condições ajustadas, mas por prazo indeterminado ...

Quando o contrato de locação tem a validade indeterminada, ambas as partes podem solicitar a rescisão do contrato de aluguel a qualquer momento, sem nenhuma justificativa e não existe a implicação da multa. A notificação sobre a necessidade de mudança deve ser feita com no mínimo 30 dias de antecedência.

Tempo de Leitura: 9 minutos A quebra de contrato resulta do desrespeito a um ou mais termos do acordo firmado entre empregador e trabalhador; uma falta que pode partir de ambas as partes, levando até ao pagamento de indenização. Vínculos trabalhistas chegam ao fim por diferentes razões.

A Lei do Inquilinato (8245/91) estabelece o pagamento da multa nos casos de rescisão do contrato: “Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado.

O art. 4º autoriza a cobrança de multa em caso de rescisão contratual antecipada, deixando que as partes convencionem como será cobrada tal multa, mas o artigo é claro ao determinar expressamente que esta multa deverá ser aplicada proporcionalmente ao período que resta para o término do contrato.

Os vícios contratuais são imperfeições no negócio celebrado com contrato. São causados devido a defeito na formação ou declaração de vontade das partes. A consequência disso é a nulidade ou anulabilidade do contrato.

Em suma, na maioria das vezes é necessário enviar a solicitação por escrito com 10 dias de antecedência e contendo todos os dados solicitados. Como vimos antes, o cancelamento de contrato geralmente pode ser feito caso uma ou ambas as partes tenham interesse, desde que atenda aos termos pré-estabelecidos no documento.

Pode ser alegado por qualquer pessoa interessada. Não pode ser convalidado. Imprescritível, podendo sua nulidade ser arguida a qualquer tempo.

Como falamos, o locador pode pedir o imóvel de volta em caso de inadimplência do inquilino. Porém, se esse foi o motivo apresentado pelo proprietário e o inquilino tiver feito o pagamento corretamente, ele tem o direito de se defender. Para isso, existe um prazo de 15 dias para que sejam apresentadas as provas.