O que intoxica o corpo?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Normalmente, a intoxicação é causada pela ingestão de alimentos mal conservados, no entanto, também pode acontecer devido ao uso incorreto de medicamentos, consumo de drogas ilícitas ou álcool e contato com metais pesados, por exemplo.

Os primeiros sinais costumam surgir bem rápido, cerca de uma hora após a ingestão do item contaminado. Mas também podem demorar até três dias para darem as caras, a depender do cenário.
...
Os sintomas são:

  1. Náuseas.
  2. Vômito.
  3. Diarreia.
  4. Dor abdominal leve.
  5. Mal-estar geral.

O exame de colinesterase é um teste laboratorial solicitado com o objetivo de verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo, sendo portanto mais indicado para agricultores, já que estão em contato constante com produtos agrícolas.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.

A principal diferença entre as duas condições está na resposta do organismo ao alimento ingerido. Enquanto a intoxicação está ligada à ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, a alergia é uma reação do sistema imunológico a um alimento em específico, gerando sintomas mais generalizados.

“Recomendo sempre que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto. Por exemplo, um suco de maçã com limão e hortelã, ou um suco de cenoura com tangerina e gengibre.

Essa quantidade já é considerada um exagero e, com o tempo, pode levar à intoxicação do corpo.

  • Amendoins podem abrigar a substância aflatoxina - tóxica e cancerígena. ...
  • Chocolate em excesso pode engordar e desencadear reações elétricas. ...
  • Pimenta possui a substância capsaicina que, em excesso, pode intoxicar o organismo.

Sucos cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi: são bebidas ricas em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. Água: sempre é muito bem vinda e também ajuda a eliminar as toxinas através da urina. Gengibre: é um alimento com ação antioxidante e antiinflamatória.

Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.

Os remédios caseiros para intoxicação alimentar, como chá de gengibre, chá de funcho, soro caseiro ou água de côco, repõem sais minerais e água e possuem ação antiemética, antiespasmódica e analgésica, ajudando a aliviar os sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia, além de ajudarem a evitar a desidratação.

Em casos de intoxicação grave, pode haver hipertensão arterial, tremores, tonturas, sonolência, confusão mental, convulsão, alucinações e palpitação. Outros tipos de medicamento que causam intoxicações graves, levando muitas vezes a óbito por overdose, são os antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes.

A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.