O que informa a lei de Lenz?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A Lei de Lenz determina o sentido da corrente elétrica que surge em um circuito, a partir da variação do fluxo magnético (indução eletromagnética). Essa Lei foi concebida pelo físico russo Heinrich Lenz, pouco tempo depois da descoberta da indução eletromagnética por Michael Faraday (1831).

Heinrich Friedrich Emil Lenz, físico russo, pesquisou sobre a condutividade de vários materiais sujeitos a correntes elétricas, o efeito da temperatura sobre a aquela e recebeu crédito pela descoberta da reversibilidade das máquinas elétricas.

Lenz apresentou uma regra, atualmente conhecida como Lei de Lenz, que permite indicar o sentido da corrente induzida. Quando um ímã se aproxima de uma espira, surge uma corrente induzida sobre ele. Essa corrente faz surgir um campo magnético, cujo sentido pode ser determinado pela regra de Àmpere.

A alternativa correta a respeito da Lei de Lenz é "A Lei de Lenz diz que a corrente elétrica induzida em uma espira sempre gera um campo magnético oposto ao campo magnético variável que lhe deu origem."

André Marie Ampère

Por volta de 1826, o físico francês André Marie Ampère identificou o sentido das linhas do campo magnético e criou a regra da mão direita para o sentido convencional da corrente elétrica.

A regra da mão esquerda, chamada “regra da mão esquerda de Fleming”, também é usada para encontrar o sentido da força magnética. O dedo polegar representa o sentido da força magnética (F). Já o dedo indicador representa o campo magnético (B), ou seja, o sentido da corrente elétrica.

Designa-se por autoindução o efeito produzido por uma corrente de intensidade variável no tempo sobre o próprio condutor por onde circula. Ao variar a corrente, varia o campo magnético em volta do condutor, o que provoca no mesmo uma corrente induzida que se opõem à variação da primeira.

Michael Faraday

A indução eletromagnética foi descoberta por Michael Faraday em 1831, enquanto tentava gerar energia elétrica a partir do magnetismo.

Regra da mão direita
Quando a carga é positiva, deixamos a mão direita aberta, como na figura. Nosso polegar vai apontar para o sentido do vetor velocidade; Os outros dedos vão apontar para o sentido do vetor campo magnético; A palma da nossa mão vai sair o vetor força magnética.

Fluxo magnético é uma medida do campo magnético total que atravessa uma área específica. É uma ferramenta útil para ajudar a descrever os efeitos da força magnética sobre um corpo que ocupa uma determinada área.

Quando um circuito elétrico é atravessado por um fluxo magnético variável, surge uma fem (tensão) induzida atuando sobre o mesmo.”

A corrente de Foucault geram perdas resistivas que transformam algumas formas de energia, como a energia cinética, em calor. Este aquecimento reduz a eficiência de transformadores de núcleo de ferro e motores elétricos e outros dispositivos que usam campos magnéticos variáveis.

Um campo magnético variável gera um campo elétrico induzido, também variável. Este campo elétrico variável dá origem a um campo magnético variável. Então, quando houver cargas elétricas aceleradas, vai haver produção de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas são geradas pela movimentação de cargas.

Como se explica? Michel Faraday descobriu como gerar corrente elétrica movimentando um imã no interior de uma bobina ou vice versa. Esse movimento faz aparecer na bobina uma diferença de potencial que possibilita a geração da corrente elétrica.

Em 1864, James Clerk Maxwell unificou os fenômenos elétricos e magnéticos por meio de quatro equações do eletromagnetismo, são elas: lei de Gauss, lei de Gauss para o magnetismo, lei de Ampère e lei de Faraday.