O que inflama o pâncreas?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

Chá de alecrim e sálvia
Esse é um chá que melhora a saúde do pâncreas devido às suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, que podem ajudar a prevenir problemas como o câncer de pâncreas.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Existe uma classificação sobre medicamentos e associação com pancreatite que nós Gastroenterologistas podemos usar na prática (Badalov) que dentre os medicamentos mais implicados são: codeína, mesalazina, sinvastatina, furosemida, enalapril, metildopa, amiodarona, azatioprina, lamivudina, losartana etc.

Normalmente, em menos de uma semana o quadro de pancreatite aguda é resolvido. Porém, casos graves de pancreatite aguda podem exigir a internação do paciente por mais de um mês. Deve-se ficar atento a recorrências da doença.

Melhores alimentos para o pâncreas

  • Cúrcuma. A cúrcuma, uma especiaria que também o nome de açafrão-de-terra, é anti-inflamatória. ...
  • Alho. Popular como tempero, o alho também é ótimo para a saúde, inclusive no que diz respeito ao pâncreas.
  • Vegetais crucíferos. ...
  • Espinafre. ...
  • Uva. ...
  • Batata-doce. ...
  • Orégano. ...
  • Dente-de-leão.

Tratamento da pancreatite
O tratamento é clínico, mas requer internação hospitalar, porque o doente deve ficar em jejum e receber hidratação por soro na veia. Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos.

O alecrim, basicamente, ajuda a reduzir a inflamação e a desintoxicar o pâncreas, e é melhor quando consumido uma vez por dia. Adicione um raminho de alecrim e 5 folhas sálvia na água e coloque para ferver. Você também pode adicionar um pouco de mel para adoçar.

Veja os alimentos que são permitidos diante do quadro: leite desnatado, queijo branco ou ricota; clara de ovo; cereais integrais, grãos, pipoca (sem gordura); carnes magras, como peixe de frango e filé de peixe; geleia, gelatina, merengues, biscoitos integrais; bolo simples (sem recheio ou cobertura); arroz, macarrão, ...

Uma nova pesquisa sugere que a vitamina D pode ter propriedades de proteção para as células beta das pâncreas. Uma equipe do Instituto Salk, em San Diego, na Califórnia, afirma que sua descoberta revolucionária envolve a vitamina D, também conhecida como vitamina do sol e células beta do pâncreas.

Diagnóstico. Pacientes com suspeita de pancreatite aguda devem passar pelo ultrassom, exame eficaz para detectar pancreatite aguda biliar.

Os 23 sintomas ligados ao diagnóstico de ADP são: pele amarelada, sangramento no estômago ou intestino, problemas para engolir, diarreia, alteração do hábito intestinal, vômitos, indigestão, massa abdominal, dor abdominal, perda de peso, prisão de ventre, gordura nas fezes, inchaço abdominal, náusea, flatulência, azia, ...

O primeiro sintoma da pancreatite aguda, inflamação do pâncreas, é uma fortíssima dor no abdome, mais especificamente em sua porção superior. A dor irradia-se para os lados e pode se estender até as costas.

Sintomas comuns do câncer de pâncreas incluem:
Dor no estômago e nas costas. Perda de peso sem motivo. Indigestão. Mudança nos hábitos intestinais, como fezes que flutuam.