O que inflama a endometriose?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, geralmente em regiões próximas. As lesões respondem à ação hormonal provocando uma inflamação no local, o que pode gerar dores de intensidade leve a incapacitante.

Os principais sintomas de endometriose incluem: cólicas menstruais de forte intensidade; dores durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade de engravidar.

É unânime entre os especialistas que os exercícios físicos, ao melhorarem o condicionamento e disposição corporal, ajudam no tratamento da endometriose. As atividades mais comuns são acupuntura e fisioterapia. Para saber qual é a mais adequada para você, procure seu médico.

A dieta deve ser baseada em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, incluindo frutas, legumes, verduras, sementes, proteínas vegetais e gorduras boas. Por outro lado, é preciso evitar produtos ultraprocessados e reduzir o consumo de café e carne vermelha.

“Por outro lado, um excesso de ingestão de carne vermelha, gordura saturada, gorduras trans, álcool, cafeína e alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura são citados com fatores que podem aumentar o risco da endometriose”, alerta a nutricionista.

Esteja atenta também ao glúten.
Essa proteína presente nos grãos, como trigo, centeio e cevada, pode ser muito prejudicial para mulheres que sofrem com endometriose. Afinal, por se tratar de uma proteína de difícil digestão, ela acarreta o desenvolvimento de inchaço abdominal e aumento dos níveis de dor pélvica.

Há também bebidas açucaradas, chocolate, carboidratos refinados, produtos de soja, biscoitos, sorvetes; Não deixe de se exercitar, pois os movimentos do seu corpo contribuem para a melhoria dos sintomas como as dores que sente; Não faça cirurgia apenas com um único especialista.

Durante os episódios de dor, os anti-inflamatórios (piroxicam e ácido mefenâmico, por exemplo) parecem ser as medicações mais eficazes. O uso deve ser feito apenas com orientação médica.

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade. Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto.

Podem ser indicados os isométricos e aeróbicos para portadoras da doença. Pode ser recomendo alongamentos no solo e também exercícios isométricos e aeróbicos. No caso de isométricos, a prática com boa frequência leva a uma estimulação do hormônio serotonina, aliviando as dores.

Endometriose profunda
Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos no período menstrual.

6) A doença pode atingir mulheres desde a primeira até a última menstruação.

Na maioria dos casos, o tratamento para o controle é medicamentoso, sendo que muitas vezes a cirurgia é recomendada para retirar os focos da doença. No entanto, a recomendação frequente dos médicos envolve a prática de atividades físicas, que ajudam tanto na prevenção como no tratamento.

Chá de gengibre.
O gengibre ajuda a aliviar um dos sintomas da endometriose, a náusea. Ingredientes: 3 colheres (de sopa) gengibre 1 copo de água. Modo de preparo: Coloque a água e o gengibre em um recipiente e leve ao fogo.

A endometriose provoca inchaço abdominal e retenção de líquidos, porque acaba provocando uma inflamação nos órgãos em que se encontra, como ovários, bexiga, intestino ou peritônio.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.

O excesso de café pode causar dor no estômago, tremores, ansiedade e insônia em mulheres com endometriose assim como em qualquer outra pessoa.