O que indica o coletivo Vara?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Resposta verificada por especialistas. O termo "vara" já se trata de um substantivo coletivo, designando um conjunto de porcos. O substantivo coletivo de porcos é chamado de "vara".

A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados. Com o tempo passou a ser uma insígnia do juiz, o que fazia com que a população o reconhecesse e o respeitasse como autoridade.

Resposta: Essa vara vem do Espanhol PIARA, “rebanho de animais de criação”, derivado de PIE, “pé”, do Latim PES. Já a vara que certas pessoas deviam receber no lombo por incomodar pobres etimologistas deve ser bem flexível.

Qual é o coletivo de aviões? Segundo o dicionário brasileiro Michaelis – que pode consultar através da nossa secção/seção Ligações –, o termo avião admite os colectivos/coletivos frota, flotilha e esquadrilha.

Diante disso, temos que o coletivo de anjo é legião. Temos que um coletivo de determinado substantivo serve para expressar uma quantidade maior que uma unidade da mesma, ou seja, várias unidades unidas formam um conjunto da mesma. Diante disso, temos que o coletivo de anjo é legião.

Por exemplo: Na frase "Há uma colmeia enorme no rancho de casa", a palavra “colmeia” é o substantivo coletivo que designa um grupo de abelhas.

Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades. Em comarcas pequenas, a única vara recebe todos os assuntos relativos à Justiça.

vara substantivo, feminino (plural: varas f)

Vara é coletivo de porcos.

varãozão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O coletivo de gato pode ser cambada, gatarrada, ou gataria!

O nome colectivo de leão é alcatéia, segundo o Dicionário Houaiss (versão Português do Brasil).

Porém, não se confunda, pois o coletivo de cães e lobos é diferente. Enquanto chamamos o coletivo de lobos de “alcateia”, nos referimos ao de cachorros como “matilha”.

Assim, tendo em conta que avião é o mesmo que aeroplano ou aeronave, e helicóptero é, geralmente, definido pelos dicionários como aeronave, parece-me que esquadrilha é o colectivo, também, de helicópteros.

O coletivo de caminhões, navios e trens é frota.

coletivo é o controle vertical do helicóptero, que altera o ângulo de ataque de todas as pás do rotor principal, independente do setor do plano de rotação em que se encontre e deforma igual (mesmo ângulo para todas as pás).

Assim, os substantivos coletivos de cabras é fato, rebanho ou malhada.

Ramo, ramalhete e buquê são os principais substantivos coletivos utilizados para indicar um conjunto de flores. Há, contudo, outras palavras que podem ser utilizadas como coletivos de flores: braçada, florada, cacho, tufo, penca e florilégio.

O substantivo coletivo de gafanhotos é nuvem: O cafezal foi devastado por uma nuvem de gafanhotos.

O Dicionário de Nomes Coletivos (Lisboa, Ed. Europa-América, 2006), de Fernanda Carrilho, regista os seguintes coletivos de mosquitos: «nuvem (de mosquitos, quando se assemelham à imagem de uma mosca), mosquitada, mosquitama e praga».

A palavra minhoca não parece ter colectivo consagrado, uma vez que os dicionários e guias consultados (Dicionário Houaiss, Nos Garimpos da Linguagem, de Luiz Autuori e Oswaldo Proença, e Dicionário de Colectivos, das Publicações Europa-América) não facultam qualquer pista sobre a eventualidade de um substantivo dessa ...