O que indica infertilidade no espermograma?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 5 votos

A comprovação biológica de infertilidade masculina pelo espermograma só é possível nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência completa de motilidade dos espermatozoides. Os resultados do espermograma variam de uma pessoa para outra.

Como Interpretar o Exame de Espermograma? A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente.

O ultrassom transvaginal também é útil no rastreamento da ovulação. O exame avalia se a mulher está ovulando corretamente durante o ciclo menstrual, para atestar ou descartar a infertilidade por este motivo. Também ajuda a monitorar a indução da ovulação, para mulheres que estão em tratamento para engravidar.

A Infertilidade é determinada quando não ocorre gravidez em casal que mantenha relações sexuais frequentes sem proteção contraceptiva, pelo período de um ano. Portanto, normalmente a investigação do casal infértil inicia-se após pelo menos um ano de exposição sexual sem gravidez.

Folato e Zinco
O zinco em cápsulas pode ajudar para melhorar a produção de espermatozóides em homens com deficiência do mineral ou que praticam muita atividade física. A falta de zinco está relacionada à baixos níveis de testosterona, má qualidade de esperma e aumento do risco de infertilidade masculina.

Assim, podemos dizer que um casal é infértil quando há diminuição das chances da gravidez, que podem ser auxiliadas por tratamentos de reprodução assistida, e que é estéril quando há impossibilidade de gerar filhos.

Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão a varicocele - dilatação anormal das veias testiculares, obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes e infecções não tratadas. Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade.

O espermograma é o exame mais solicitado para investigar a infertilidade masculina. Ele avalia a qualidade e a quantidade dos espermatozoides e do líquido seminal. Esses fatores, quando alterados, podem dificultar a gravidez.

Tido como o principal exame para identificar causas de infertilidade masculina, o espermograma realiza uma análise completa dos gametas masculinos colhidos do sêmen, que é obtido por meio de masturbação em laboratórios especializados.

Ainda não há formas comprovadas de como melhorar a Morfologia dos espermatozoides, porém alguns hábitos são reconhecidamente prejudiciais para a fertilidade masculina. Dessa forma, é sempre indicado não abusar de álcool nem de cafeína, não fumar, usar drogas ou anabolizantes.

ANTES DA COLETA: Permanecer de três a sete dias(cinco dias é considerado ideal) sem qualquer tipo de atividade sexual. A contagem desse período inicia-se no primeiro dia de abstinência sexual.

Ultrassonografia transvaginal seriada
Por meio desse exame, também é possível descobrir o pico da fertilidade, ou seja, o dia mais fértil da mulher. Na prática, solicitamos que a mulher venha à clínica fazer um ultrassom por volta do 8º ao 10º dia do ciclo e, a partir daí, a cada 2 a 4 dias, até a ovulação.

A investigação da infertilidade no casal deve ser iniciada após um ano de relações sexuais sem proteção, sem gravidez. Para mulheres com mais de 35 anos, recomenda-se que a investigação se inicie antes, após seis meses de tentativa de gravidez sem sucesso.

Qual a taxa de hormônio ideal para engravidar? Quando a mulher possui uma taxa de HAM> 4,0 ng/mL, significa que ela tem níveis adequados do hormônio e, consequentemente, maiores chances de engravidar.

Uma boa avaliação andrológica, com exames específicos e adequados e associados a um tratamento correto podem viabilizar a gravidez a cerca de 60% dos casais com homens portadores das formas mais complicadas de azoospermia.

Quando se apresenta mais espesso, os espermatozoides têm dificuldade em se deslocar progressivamente e atingir o ovócito. Como consequência, as chances de gravidez do casal diminuem. Em todo o caso, é importante destacar que o esperma muda de consistência e aparência após a sua liberação.

A suplementação da vitamina B12 pode ser feita para homens que possuem níveis muito baixos de espermatozoides (menos de 20 milhões/ml) ou com a taxa de motilidade menor do que 50%, ajudando a combater a infertilidade. Fontes: laticínios, ovos, peixes, carnes e feijões.