O que indica a taxa de mortalidade?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A taxa de mortalidade representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local. O resultado obtido por meio do cálculo é dado também em permilagem.

A mortalidade refere-se à morte de indivíduos numa população e pode ser expressa como o número de indivíduos num determinado período de tempo ou como uma taxa específica, em percentagem da população total ou qualquer parte dela.

A mortalidade infantil é um importante indicador de saúde e condições de vida de uma população. Com o cálculo da sua taxa, estima-se o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. Valores elevados refletem precárias condições de vida e saúde e baixo nível de desenvolvimento social e econômico1.

Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de nascidos vivos. A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.

Enquanto a incidência calcula o número de casos novos ou confirmados na população em exposição à condição, a mortalidade específica calcula quantos morrem em relação à população exposta já a letalidade indica quantos dos que sem dúvida estão doentes morrem da condição em questão.

A taxa de mortalidade no Brasil ainda é alta por conta das doenças não transmissíveis e pela existência da violência urbana. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais causas dos óbitos foram asdoenças cardiovasculares, os inúmeros tipos de câncer, diabetes, doenças respiratórias e do aparelho digestivo.

Os estudos sobre mortalidade analisam a relação entre a ocorrência de óbitos e o tamanho da população, levando em consideração ou não, outras características da população. Natalidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população total.

Diz respeito ao número de mortes em um determinado período de um ano em uma determinada localidade. Essa taxa tem grande relevância para analisar os índices de violência, crescimento da população, acesso à saúde, entre outros. O cálculo dessa taxa é feito a partir de dados obtidos em pesquisas do IBGE.

A taxa de mortalidade infantil é um dos indicadores mais consagrados mundialmente, sendo utilizado, internacionalmente como indicador de qualidade de vida e desenvolvimento, por expressar a situação de saúde de uma comunidade e as desigualdades de saúde entre grupos sociais e regiões.

A pesquisa do IBGE ressalta ainda outros fatores que ajudaram a reduzir as taxas de mortalidade como o aumento da escolaridade feminina, a elevação do percentual de domicílios com esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo, e maior acesso da população aos serviços de saúde, com relativa melhoria na qualidade ...

Taxa de natalidade (TN): indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano. Taxa de mortalidade (TM): corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.

Taxa de mortalidade neonatal tardia: número de óbitos de residentes de 7 a 27 dias de idade por mil nascidos vivos de mães residentes. Taxa de mortalidade pós-neonatal: número de óbitos de residentes de 28 a 364 dias de idade por mil nascidos vivos de mães residentes.

Taxas de natalidade e de mortalidade no Brasil
Outro fator relevante nessa redução é o aumento da urbanização, que alterou o modo de vida da maioria das famílias brasileiras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística5, a taxa de natalidade no Brasil apresenta decréscimo ao longo dos anos.

taxa de natalidade (Tn): número de nascidos vivos dividido pelo número de habitantes; taxa de mortalidade (Tm): número de mortes dividido pelo número de habitantes; crescimento vegetativo (CV): diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade, ou seja, CV = Tn – Tm.