O que indica a ponta inferior do Cruzeiro do Sul?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais.

O Cruzeiro do Sul indica a direção sul
O próprio Cruzeiro do Sul é um grande instrumento de localização celeste, pois o “pé da cruz” sempre aponta para um ponto do céu muito especial, o Polo Sul Celeste.

Olhe para o Céu à noite e procure o Cruzeiro do Sul. Duas estrelas o precedem: as chamadas “Guardas da Cruz” (Alpha-Centauro A e Alpha-Centauro B). O sistema Alpha Centauri é visível em todo hemisfério sul e a Alpha-Centauro A é uma das mais brilhantes.

É a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros. A Ordem compreende os seguintes graus: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Escudo encimado por uma corôa de prata com 13 (treze) pontas. Ao alto, à direita a Bandeira Brasileira e à esquerda a Bandeira do Rio Grande do Sul.

Centauro é formada pelas estrelas que estão em volta do Cruzeiro do Sul, exceto aquelas ao sul da cruz, que compõem a constelação de Mosca. A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol.

A Estrela do Sul é a estrela circumpolar ao Pólo Sul celestial (como Polaris, a Estrela do Norte, está para o Pólo Norte celestial), e pode assim ser usada confiavelmente para navegação. A atual Estrela do Sul é Sigma Octantis, a qual é muito pálida.

Rubídea (Gamma crucis): também conhecida como Gama do Cruzeiro, é a estrela que aponta para o norte. Na imagem acima, ela aparece um tanto amarelada. Pálida (Delta crucis): a Delta é a estrela que aponta para leste. Mimosa (Beta crucis): a Beta é a que aponta para oeste.

Depois que você tiver encontrado o Cruzeiro do Sul, basta prolongar o braço maior da cruz quatro vezes e meia e traçar uma linha imaginária até o horizonte para encontrar o Sul. Olhando de frente para o Sul, atrás de você estará o Norte, à direita o Oeste, e à esquerda o Leste. Cuidado!

O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa, logo abaixo do numeral do grupo.

No hemisfério sul, temos a estrela Sigma da constelação do Oitante marcando o pólo sul celeste. Infelizmente, esta estrela é muito fraquinha e não pode ser vista sem o auxílio de aparelhos.

A Estrela Polar indica sempre a direcção do norte e só é visível no hemisfério Norte.

Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

Uma constelação fácil de enxergar é Órion, mostrada na figura acima como é vista no hemisfério sul. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador.

A Universidade Cruzeiro do Sul de um ano para cá implementou um novo sistema de "exame" para o aluno, onde são avaliados duas notas: a A1 (nota da Prova Regimental Integralizada) e a A2 (Provas parciais + Trabalhos)...