O que indica a nota maior que sete 7 boletim de Apgar?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

“A melhor nota geral está entre 8 e 10, o que significa que aquele bebê não passou por asfixia perinatal. Entre 6 e 7 significa que ele passou por uma asfixia leve, já entre 3 e 5, uma asfixia moderada e, de 0 a 3, asfixia grave.

Em condições ideais, a nota Apgar deve ser entre 8 e 10, o que representa bebês saudáveis e que não passaram por asfixia. Caso o resultado seja entre 6 e 7, significa que o recém-nascido passou por asfixia leve; entre 3 e 5, uma asfixia moderada; e, de 0 a 3, é considerado grave.

São analisados cinco pontos da fisiologia do bebé: respiração, frequência cardíaca, irritabilidade reflexa, tónus muscular, cor da pele. Para cada um, a pontuação de zero a dois corresponde a características específicas.

O somatório da pontuação resultará no Índice de Apgar: Apgar 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém- nas- cidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Apgar 5 a 7 significa que o bebê apresentou uma dificuldade leve.

A escala de APGAR, também conhecida como índice ou escore APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.

O APGAR é feito pelo pediatra ou neonatologista por meio da avaliação do bebê momentos após o nascimento de acordo com cada sinal na escala, sendo que a cada um é atribuído um valor que corresponde ao estado do bebê naquele momento.

Caixa de Informações Chave: 1Logo que o bebê nasce ele recebe uma nota pelo seu estado físico. Essa nota é importante para saber se tem algum problema a ser investigado e a necessidade de algum tratamento. 2O índice de apgar é feito logo após o nascimento pelo pediatra na sala de parto mesmo.

33 cm

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

Bebês que têm o resultado de Apgar entre 8 e 10 são considerados saudáveis, com boa adaptação e não passaram por asfixia. Já os que obtêm resultados de 6 a 7 enfrentaram uma asfixia leve e transitória, os avaliados entre 3 e 5 tiveram uma asfixia moderada e de 0 a 3, grave.

O teste é importante para ajudar a detectar possíveis problemas respiratórios ou cardíacos. Dessa forma, um tratamento precoce será determinante para evitar algo mais grave. A nota obtida no teste só tem importância nos primeiros momentos de vida da criança e não determina o estado de saúde futuro.

Quando não realizado, se o recém-nascido apresenta algum aspecto que seria considerado abaixo do esperado, ele pode não receber o tratamento adequado e até mesmo carregar sequelas relacionadas aos primeiros 5 minutos de vida.

A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa. Uma pontuação total de 7 a 10 é considerada “normal”, e um escore Apgar inferior indica vitalidade deprimida.

Ela tende a aparecer principalmente quando há problemas na relação entre a criança e o cuidador. “Alterações nessa relação podem ser gatilhos importantes no aparecimento desses quadros. Um exemplo bem banal é uma criança retirada do ambiente de cuidado e colocada em um ambiente institucional” explica.

O escore de Apgar, também chamado de índice de Apgar ou escala de Apgar, é um dos métodos mais utilizados para a avaliação imediata do recém-nascido (RN), principalmente, no primeiro e no quinto minutos de vida.

Para prestar uma assistência de enfermagem adequada, o técnico de enfermagem deve estar atento aos sinais avaliados nessa escala. São sinais avaliados na escala de Apgar, EXCETO: A) Frequência cardíaca.

Se o bebé não chorar logo após o nascimento, será incentivado pelo obstetra a fazê-lo através de uma estimulação suave nas costas (fricção) ou nos pés (teste de APGAR, o primeiro teste que o seu bebé vai fazer mal nasça).