O que indica a creatinina?

Perguntado por: egentil4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

O exame de creatinina é um exame essencial que serve para avaliar a saúde dos rins e descobrir a existência de doenças renais no organismo. Quando os níveis estão altos, isso significa que os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina, o que acaba causando um acúmulo no sangue.

Para a creatinina sérica são adotados os seguintes intervalos: Valores normais: Homens: 0,6~1,30 mg/dL; Mulheres: 0,50~1,1 mg/dL.

A creatinina é uma substância muscular presente na corrente sanguínea, responsável pela quebra da proteína fosfocreatina e produção da energia necessária para a contração muscular. A creatinina é normalmente excretada pela urina.

Segundo a nefrologista Luiza Simões, o valor normal de creatinina pode variar de 0,6 a 1,3mg/dL. Ela registra que a substânica, por si, não é marcadora de função renal; para isso, é necessário também avaliar a taxa de filtração glomerular por meio de um exame de coleta de urina durante 24h.

O exercício físico aumenta a massa muscular, o que aumenta os níveis de creatinina no corpo. No entanto, praticar exercícios físicos regularmente melhora a função renal e reduzir os níveis de creatinina no sangue.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

O valor normal do clearance de creatinina em 24 horas é de 12.10 a 28.90 mg/Kg/24hs em homens e 10.70 a 26.00 mg/Kg/24hs em mulheres. Resultados abaixo da faixa para o sexo podem indicar um problema dos rins, principalmente em caso de diabetes ou pressão alta.

O tratamento da creatinina alta depende do que está causando a doença, mas pode envolver desde o uso de medicamentos até alterações na dieta e na alimentação do paciente, ajudando a controlar os indicadores de creatinina presentes em seu sangue. A Rede D'Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros.

O que é creatinina baixa
Doenças no fígado: uma função hepática deficiente interfere na produção de creatina, o que pode causar baixa creatinina. Os sintomas incluem icterícia (pele, olhos e outras regiões do corpo amareladas), dor e inchaço abdominal e fezes pálidas , sanguinolentas ou cor de alcatrão.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

A creatina é um composto guanidínico sintetizado endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas. A maior parte da creatina se encontra estocada nos músculos esqueléticos e o restante está situado no cérebro, coração e testículos sob a forma fosforilada ou livre.

A Creatinina é sintetizada nos rins, fígado e pâncreas e sua excreção é feita pela urina.

Não existe uma contraindicação absoluta da cerveja sem álcool ao paciente renal. A única observação necessária a ser feita é que em algumas indústrias fabricantes de cervejas, é utilizado uma quantidade mínima de álcool, não sendo 0% de fato (geralmente variando entre 0,5 e 0,8%).

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.