O que indica a cor do catarro?

Perguntado por: nmarques6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Amarelo: indica o início da resposta inflamatória no combate ao agente infeccioso. Verde: substâncias inflamatórias na secreção, secreção parada que precisa de lavagem. Rosa: presença de sangue no muco. Marrom: Irritação nasal, também pode ser sangue armazenado há muito tempo.

Catarro amarelo ou catarro verde
O catarro amarelo ou verde indica a presença das células de defesa do organismo nas vias aéreas, chamadas de neutrófilos.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Catarro transparente é o mais comum
Em um organismo saudável, o catarro não tem cor.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Conclusão. O catarro amarelo é um sinal de infecção bacteriana ou viral no trato respiratório e deve ser tratado adequadamente.

Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.

Sinusite e gripe tendem a manifestar um catarro branco ou cinza, uma vez que os seios nasais ficam muito cheios de secreção e passam a ser drenados para a garganta. É raro, mas o catarro pode surgir nessa cor quando há o consumo excessivo de laticínios, deixando-o inclusive mais espesso.

Já o catarro amarela costuma ser muito associado a infecções virais, além das bacterianas. Infecções virais respiratórias comuns de apresentarem catarro amarelo é o resfriado comum, a gripe e a bronquiolite viral.

Tipos de rinite
Secreção amarela ou esverdeada, acompanhada de halitose, na presença ou não de dor de cabeça, geralmente, é característica de sinusite aguda ou crônica.

Espesso e purulento
Nesse caso pode deixar gosto e odor fortes. Quando há a presença de material purulento, a cor mais comum é amarelada e as infecções (virais ou bacterianas) ligadas a ele são as sinusites, amigdalites agudas, faringites e pneumonia. Pode se apresentar também na cor verde se estiver mais espesso.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Quais são os sintomas da pneumonia? “Tipicamente, as pneumonias se desenvolvem depois de uma gripe e geram tosse, expectoração de catarro verde ou amarelo e mal estar geral”, alerta o especialista. É comum ainda haver febre alta e de evolução rápida, em poucos dias ou até horas.

Para identificar se uma gripe evoluiu para uma pneumonia, a médica aponta alguns sintomas comuns que se deve ter mais atenção. Normalmente, o paciente começa com sintomas gripais acompanhados de dor no peito, tosse carregada — com catarro espesso, mais amarelado —, falta de ar e febre acima de 37,8ºC.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Nas células do nosso sistema respiratório há cílios microscópicos que empurram o muco até a garganta, onde ele é engolido”, explica o médico.

O catarro vai sofrer o processo digestivo normal e os agentes infecciosos que possam estar envolvidos nesse contexto como bactérias, vírus, fungos entre outros, provavelmente serão inativos pelo suco gástrico (principal agente da digestão das proteínas pelo estômago).

Ambroflux® xarope serve para facilitar a expectoração (soltar do peito), quando houver acúmulo de catarro (secreção) em doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas.