O que impede uma pessoa depressiva de trabalhar?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A Depressão no ambiente do trabalho

  • Competitividade.
  • Situações de estresse.
  • Jornadas de trabalho muito longas.
  • Busca inconstante por melhores resultados e desempenho.
  • Relacionamentos profissionais desgastantes.
  • Remuneração insatisfatória.

Evite fazer sugestões não solicitadas de tratamento dos quais você ouviu falar ou soube por terceiros, porque elas podem soar como uma tentativa de invalidar as escolhas da pessoa com depressão.

Profissionais da área de saúde em geral
Médicos, terapeutas e fisioterapeutas costumam ter longas jornadas de trabalho sob condições estressantes.

Quanto tempo o INSS afasta por depressão? O tempo de afastamento do trabalhador com depressão depende da sua situação de saúde e da sua incapacidade. Se o seu médico te informar que você deve ficar menos de 15 dias afastado, não é preciso acionar o INSS, cabe ao seu empregador arcar com esses dias.

O afastamento do trabalho por questões psicológicas pode ser explicado pela presença de ambientes com pouco apoio social, às excessivas demandas e cobranças, recompensas inadequadas e comprometimento excessivo dos trabalhadores.

Estes podem ser sintomas de uma crise de ansiedade que precisa ser cuidada. Antes de tudo, procure um médico e descarte todas as possibilidades de disfunção orgânica que podem existir. Em seguida, procure um Psicólogo que poderá te ajudar a lidar com suas questões referentes ao trabalho e desequilíbrio de humor.

Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Psiquiatria. Psiquiatria é a área da medicina destinada a cuidar de transtornos psicológicos e comportamentais.

Então, durante o período do atestado médico ou enquanto o empregado estiver afastado pelo INSS, ele não poderá ser imediatamente demitido. De qualquer forma, a empresa não poderá demitir o empregado em razão da depressão, assim como não poderá demitir um empregado que desenvolveu depressão por causa do trabalho.

Por exemplo, a pessoa pode ter intensificado bursites ou doenças que prejudicam a saúde mental como ansiedade, depressão e até mesmo a síndrome de burnout. Nesse caso, o colaborador terá uma estabilidade de 12 meses após o retorno ao trabalho.

A crise de Ansiedade no trabalho acontece por diversos motivos, como o excesso de tarefas e a falta de reconhecimento. Essas duas causas podem acarretar em uma baixa autoestima e o surgimento de transtornos psicológicos.

É importante comunicar o que é importante para você, não apenas o que está acontecendo com você. Também é necessário falar sobre sua saúde de forma mais detalhada: descrevendo os seus sintomas, o que você notou de diferente e a frequência desses problemas.

O auxílio-doença pago para quem tem depressão
O segurado deverá agendar perícia e o perito irá declarar se está ou não incapaz para o trabalho. Para ter direito ao auxílio-doença, o trabalhador deve ter pelo menos 12 contribuições pagas para o INSS, exceto se for decorrente de acidente de trabalho.

De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

Para a depressão em específico é necessário: laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento. atestado do psicólogo (se estiver passado por um) guias de todos os medicamentos que está tomando.