O que impede uma árvore de florescer?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.

A quantidade de água fornecida à planta também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, que florescem em época de seca, a dica é diminuir a quantidade de água, para ajudar simular uma “situação de seca”, nos meses anteriores à floração.

O cultivo de culturas saudáveis e produtivas pode constituir um grande desafio, tendo em conta que existem 6 fatores que afetam o crescimento e o florescimento do seu cultivo: nutrição, fornecimento de água, intensidade da luz, oxigénio e CO2.

Plantas de dia longo florescem quando são expostas a um fotoperíodo (horas iluminadas) maior que o fotoperíodo crítico e necessitam obrigatoriamente de períodos curtos de escuridão (noites curtas), portanto podem florescer quando a noite é interrompida por flashes de luz.

Visualmente, sintomas de deficiência de nutrientes nas plantas é diagnosticada através do desenvolvimento lento e folhagens descoloridas ou malformadas.
...
Cálcio (Ca)

  1. queimaduras nas pontas;
  2. malformação de partes recém-cultivadas;
  3. apodrecimento das pontas das flores;
  4. queda de flores;
  5. frutas pequenas.

As plantas sem flores se reproduzem por meio de esporos, que são definidos como células vegetais reprodutivas que não necessitam de fecundação, pois elas têm a capacidade de gerar novas plantas por divisão celular.

Por que as plantinhas não falam? Porque elas são mudas.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

Casca de ovo
A casca de ovo é uma fonte rica em cálcio, mineral importante para fortalecer as plantas. Seu uso como adubo requer que ela seja triturada, podendo ser usado o liquidificador. Quando atingir a textura de uma farofa, o adubo está pronto.

Existem dois tipos de adubos para flores: os orgânicos e os inorgânicos. Os primeiros são aqueles diretamente extraídos de elementos naturais, como húmus de minhoca, farinha de osso e esterco curado de aves. Relativamente fáceis de se conseguir, eles são eficientes e necessários para garantir a qualidade do solo.

Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com a adubação, a rega ou a fertilidade do solo. Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

A planta entende o estresse como sinal de que seu fim pode ser iminente – e, como resposta, busca produzir o máximo de sementes para deixar descendentes.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Algumas plantas só florescem em determinada estação do ano, pois elas dependem de fatores relacionados com a luz e o escuro para florescerem. Chamamos de fotoperiodismo a resposta biológica que algumas plantas possuem em relação à duração do período de luz e de escuro em um ciclo diário.

Na agricultura convencional, a nutrição de plantas acontece quase exclusivamente por três nutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio, que formam o adubo denominado NPK.

Floração ou época de floração é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, que é geralmente a primavera, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.

As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.