O que impede um curto-circuito?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Nas instalações elétricas, é necessário utilizar dispositivos de proteção, como fusíveis e disjuntores. Fusível: dispositivo elétrico que derrete quando é percorrido por uma corrente elétrica muito alta, ocasionando a interrupção do fluxo da corrente e evitando curtos-circuitos.

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:

  1. A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
  2. Som de zumbido vindo da tomada;
  3. Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
  4. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

Disjuntor
Os disjuntores protegem as instalações contra dois principais fenômenos: curtos-circuitos e sobrecargas.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

A água, em contato com a eletricidade, pode causar acidentes que vão desde um curto-circuito, com a queima de aparelhos eletrônicos, até choques elétricos de diversas proporções.

Fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, este evita que ocorra um curto-circuito.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível.

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.

Dispositivos que podem fazer a proteção de sobrecarga e curto-circuito, são: - Disjuntor NBR IEC 60947-2 ou NBR IEC 60898; - Fusível tipo gG, conforme NBR IEC 60269-1/2/3.

Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).

Quando um curto circuito acontece, ele apresenta sinais importantes de que algo está errado. Dessa forma, se atente aos sinais de que o curto-circuito está acontecendo: Cheiro de queimado – geralmente é a primeira indicação de que algo está errado com alguma instalação ou equipamento elétrico.

O curto-circuito representa o percurso mais curto que a corrente elétrica é capaz de fazer em um circuito elétrico. Em razão disso, a corrente pode eventualmente passar por uma resistência de valor desprezível, provocando um acidente na rede elétrica.

"Além de causar vazamentos e gerar mofo e bolor, essas infiltrações podem trazer sérios danos à rede elétrica da edificação", destaca o especialista.

Utilizando um secador de cabelo ligado numa outra tomada seque o conjunto por aproximadamente 5 minutos sem encostar a mão. Deixe secando por mais 30 minutos. Desligue novamente o disjuntor e reinstale a tomada. Religue o disjuntor e pode usar a tomada.

Uma parte da corrente elétrica que flui pela resistência do chuveiro acaba escapando para a água, e essa corrente flui por todo o cano do chuveiro, caso a torneira de seu chuveiro seja metálica (a maioria é de alumínio ou ferro cromatizado), essa torneira poderá sim estar energizada.