O que impede o desenvolvimento pessoal?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Um motivo bastante comum que impede pessoas de se desenvolverem pessoal e profissionalmente é a falta de confiança no próprio potencial. Um indivíduo que se sente incapaz de alcançar determinado objetivo, provavelmente não irá realizar ao menos uma tentativa.

Então, confira uma lista com 5 ações simples que podem impulsionar o processo de desenvolvimento pessoal.

  1. Investir em conhecimento. ...
  2. Administrar o tempo. ...
  3. Aprender sobre empreendedorismo. ...
  4. Ampliar o networking. ...
  5. Não desanimar com os fracassos.

Quais os Obstáculos na Vida: Veja os 8 Maiores Obstáculos na Vida que Você Deve Superar para ter Sucesso

  1. Perfeição. ...
  2. Medo. ...
  3. Falta de clareza. ...
  4. Fazendo comparações. ...
  5. Monólogo Interno Indômito. ...
  6. Limites pouco claros. ...
  7. Expectativas irracionais. ...
  8. Definição irracional de sucesso.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a seu potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Entre os fatores que causam mais danos ao crescimento estão a diminuição das horas de sono, isto mesmo, dormir pouco diminui o crescimento. Em fase de crescimento a criança e o adolescente necessitam de no mínimo 10 horas de sono, sendo o ideal 12 horas. Outro fator é o exagero em exercícios de impacto e musculação.

Há, portanto, diferentes tipos de obstáculos, que podem ser físicos, econômicos, bio-psico-sócio-culturais, políticos, tecnológicos ou até militares.

Sendo assim, os três pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. A empresa deve buscar ações para a sustentabilidade três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.

Os 5 pontos essenciais do desenvolvimento pessoal

  1. Autoconhecimento. O desenvolvimento pessoal começa pela autodescoberta. ...
  2. Empatia. ...
  3. Prática. ...
  4. Inteligência emocional. ...
  5. Aprendizado com os outros.

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos.

A vida pessoal, o que inclui os relacionamentos com familiares, as amizades, os hobbies, as crenças, entre outras atividades, também é fundamental para se viver de forma plena e feliz.

Ser dono do próprio destino implica refletir e avaliar as nossas próprias vidas, estabelecer objetivos, identificar oportunidades e tomar decisões. Os benefícios do desenvolvimento pessoal e emocional podem ir muito além da prosperidade económica e material: incluem o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Como enfrentar desafios em 5 passos

  1. 1 – Trace um plano. O primeiro passo para lidar com o medo dos desafios é se planejar para enfrentá-los, mesmo não sabendo o que acontecerá no futuro. ...
  2. 2 – Deixe os sentimentos fluírem. ...
  3. 3 – Parta para a ação. ...
  4. 4 – Peça ajuda sempre que precisar. ...
  5. 5 – Pense grande.

Os principais aspectos do desenvolvimento de uma criança são o físico, o social, o emocional e o cognitivo – e eles estão estreitamente interligados.

DOMÍNIOS DO DESENVOLVIMENTO
Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cog- nitivo e psicossocial.

O desenvolvimento humano é um processo de construção contínua que se estende ao longo da vida dos indivíduos, sendo fruto de uma organização complexa e hierarquizada que envolve desde os componentes intra-orgânicos até as relações sociais e a agência humana.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

A hiperprodução do hormônio do crescimento provoca crescimento excessivo. Em crianças, esse quadro clínico é chamado de gigantismo. Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio do crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno).