O que impede o curto-circuito?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Nas instalações elétricas, é necessário utilizar dispositivos de proteção, como fusíveis e disjuntores. Fusível: dispositivo elétrico que derrete quando é percorrido por uma corrente elétrica muito alta, ocasionando a interrupção do fluxo da corrente e evitando curtos-circuitos.

Como evitar curto-circuito em casa?

  1. Verifique os aparelhos. Antes de usar um aparelho, verifique se ele está em boas condições de uso. ...
  2. Reduza o uso durante tempestades. ...
  3. Faça manutenção no disjuntor. ...
  4. Revise as instalações elétricas. ...
  5. Proteja as tomadas. ...
  6. Desligue a energia.

Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:

  1. A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
  2. Som de zumbido vindo da tomada;
  3. Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
  4. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

Tire os aparelhos da tomada toda vez que perceber oscilação na energia elétrica, evitando uma possível sobrecarga. Se você sofrer um choque ao tocar no registro do chuveiro elétrico ou na porta da geladeira, é um indicio que a rede elétrica da sua casa está com problemas.

É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.

Os disjuntores são um sistema de segurança contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade da mesma seja excedida. Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente.

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

Fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, este evita que ocorra um curto-circuito.

O curto-circuito representa o percurso mais curto que a corrente elétrica é capaz de fazer em um circuito elétrico. Em razão disso, a corrente pode eventualmente passar por uma resistência de valor desprezível, provocando um acidente na rede elétrica.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Identificando uma eventual sobrecarga na instalação elétrica
Fique atento quando há o desarme frequente dos disjuntores, pois esse é o primeiro alerta de que tem algo errado. Queima de fusíveis, falhas na iluminação, e condutores elétricos ressecados, rachados ou com cheiro de queimado também precisam de atenção.

Este é um erro bem comum, que só irá “abastecer” o fogo e pode causar uma eletrocussão se a causa do incêndio tiver como origem a eletricidade, se a chama atingir fiações elétricas, a água conduzirá a eletricidade e pode criar o risco de choques mortais.

O chuveiro, como sabemos, é um item que consome muita energia. Ele exige uma alta corrente e, por isso, não pode ser ligado em tomadas comuns em casa (que suportam corrente de 10A a 20A). É necessário também, contar com o conhecimento profissional para evitar qualquer tipo de acidente elétrico.

Para evitar o derretimento do cabo e da emenda do chuveiro você precisa seguir os padrões de instalação elétrica, levando em consideração não somente a bitola do fio a ser utilizado mas também a execução correta da emenda entre o chuveiro e a rede elétrica.