O que impede o crescimento de um jovem?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Pode ser causado por deficiência de hormônio de crescimento (chamado no passado de nanismo hipofisário), por doenças da cartilagem de crescimento e/ou outras condições genéticas mais raras.

Outras causas para a baixa estatura são hipotireoidismo, alimentação inadequada, doenças renais e hepáticas, alterações ósseas de origem genética, síndrome de Turner (em mulheres), nascimento prematuro, entre outras.

Os exercícios físicos, além de estimular a liberação de hormônio do crescimento, ajudam a evitar o sobrepeso e a obesidade, condições que atrapalham o desenvolvimento.

Crescimento físico em adolescentes
Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo. O estirão de crescimento nas meninas ocorre no início da adolescência, entre os 9,5 e os 13,5 anos de idade (mais comumente em torno de 11,5 anos).

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

Altura até 3 anos
Vamos conhecer as alturas ideais desse período. Meninas 2 anos: 80,0 cm de altura mínima e 92,9 cm de altura máxima; 3 anos: 88,4 de altura mínima e 103,5 de altura máxima; Meninos 2 anos: 81,7 cm de altura mínima e 93,9 cm de altura máxima; 3 anos: 90,6 de altura mínima e 102,8 de altura máxima.

O corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino e promovendo o crescimento dos ossos. A deficiência da substância na infância pode resultar em uma doença chamada raquitismo, caracterizada pela mineralização insuficiente dos ossos.

16 anos

O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento.

Retardo no crescimento intrauterino. O retardo no crescimento intrauterino se dá por diversas razões, como uso de drogas lícitas e ilícitas na gestação, desnutrição materna, infecções, entre outros.

Geralmente quando as mulheres tem 1,60 para baixo as pessoas já consideram elas baixas, já os homens que tem menos de 1,66 são considerados baixos. Um Homem é considerado de Baixa Estatura, se até os 18 anos, ele não atingiu a altura de 1,66 m. Ou seja : Um Metro e 66 Centímetros.

São várias as causas de um crescimento deficiente, como desnutrição, erros alimentares, e qualquer doença crônica tem potencial para prejudicar o crescimento normal, incluindo as síndromes genéticas (como nas síndromes de Turner e de Noonan), crianças que nascem muito pequenas e não recuperam seu canal de crescimento ...

Carnes: possuem nutrientes, proteínas de alta qualidade, ferro, zinco, colina, selênio e vitaminas B6 e B12; Vegetais: são alimentos ricos em vitaminas e minerais. Exemplos: brócolis, couve, cenoura, beterraba, pimentão e espinafre; Frutas: mamão, manga, uva, melancia, maracujá, e damascos são ricos em vitamina A.

natação

Entre os esportes, destaca-se a natação, que, de acordo com o senso comum, é o esporte mais adequado para potencializar o crescimento longitudinal, provavelmente por ser uma atividade de carga ativa com reduzido impacto(1), seguida por atividades de alongamento igualmente "famosas" pela mesma atuação.

Cada etapa do estirão, de acordo com a especialista, dura em torno de nove meses e, no total, o processo termina após quatro anos.

A prática de atividades físicas como caminhadas, esportes de quadra, e até o simples esforço físico (como subir escadas) promove a liberação de um hormônio chamado hormônio de crescimento ou GH. Independente do tipo de atividade física que se pratique o GH é liberado no organismo, estimulando o crescimento .

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

Inclua no seu treino exercícios como o agachamento terra, supino, agachamento com peso e remada, pois estes trabalham vários músculos ao mesmo tempo e aceleram a liberação do GH.

16 anos: 1,61m a 1,63m. 17 anos: 1,63m a 1,65m. 18 anos: 1,65m a 1,68m. Lembrando que essa é uma média, não quer dizer necessariamente que se um menino ou menina dentro dessa faixa de idade esteja fora da faixa de altura mostrada ele possui algum problema de saúde em relação à sua altura.

Dá para ter uma ideia de quanto seu filho vai crescer. Basta fazer uma conta simples. Para meninos, pegue a altura do pai, some 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois. Para meninas, pegue a altura do pai, subtraia 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois.

Para auxiliar no diagnóstico são realizados exames de laboratório e testes específicos de crescimento, além de radiografias de mãos e punhos para avaliação da idade óssea, que ajudam a determinar a altura prevista para cada indivíduo em um determinado momento.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.