O que impede de ser piloto de avião?

Perguntado por: osales . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Doenças e problemas como daltonismo, estrabismo e hipertensão intraocular podem ser impeditivos para a aprovação nos exames médicos exigidos pela Anac.

Até o dia em que se torna piloto, há muitos passos a serem dados. Ser piloto comercial ou de linha aérea é uma profissão desafiadora e exigente, mas também gratificante. Os pilotos têm muitas oportunidades de viajar e cumprir sua paixão de pilotar uma grande aeronave.

Nos testes médicos para os aviadores da FAB, é dada uma especial atenção à visão do piloto avaliado, e muitas vezes, este é considerado “Não apto à atividade aérea” pelo fato de ter algum problema na capacidade visual.

Sendo assim, o astigmatismo e a miopia não serão impeditivos para o candidato a piloto. Nesses casos a única exigência da ANAC é que o piloto tenha sempre um par de óculos reserva a disposição.

Quanto maior a ansiedade e o medo do profissional, menor a gravidade da situação necessária para desencadear o quadro. Por isso, pilotos estão menos suscetíveis do que comissários, pois eles têm um treinamento mais rigoroso, contam com mais informações e estão à frente da condução da aeronave.

Apesar de tirar o sono de muitos candidatos, vale frisar que o teste da ANAC não é e nem deve ser encarado como um obstáculo intransponível, um bicho de sete cabeças. Se estiver bem preparado, o futuro comissário não tem nada a temer e certamente não passará por grandes problemas para ser aprovado.

As taxas são de R$ 451,40 para o exame inicial e R$269,15 no caso de revalidação. Mas você também pode procurar uma clínica particular, atento a endereço e custo!

Qual é a comparação do salário de Piloto na empresa LATAM com a faixa salarial base do cargo? A média salarial de Piloto é de R$ 10.305 por mês em Brasil, que é 27% menor do que a média salarial mensal da empresa LATAM para essa vaga, que é de R$ 14.234.

Não há limites de vezes para se refazer a prova, mas há o preço. Cada prova custa R$ 86,42 para ser realizada, totalizando R$ 432,10 para as 5 matérias. O valor tem de ser pago a cada vez que o candidato for refazê-la, inclusive nas ocasiões de Segunda Época.

Desde a matrícula no curso de piloto privado até o cumprimento das horas de aula prática, serão necessários em torno de R$ 90 mil e R$ 140 mil. O valor depende muito da escola de aviação, do modelo de avião de treinamento e o desempenho do estudante durante o curso.

Quem tem claustrofobia ou medo de altura não pode estar no comando do avião e tudo isso é analisado nos exames psicotécnicos e psiquiátricos", afirma Ziolkowski.

Problemas de visão, pressão alta, colesterol elevado, sinusite, audição ruim e distúrbios psicológicos são alguns dos fatores que podem por fim ao sonho de quem pretende se tornar um piloto de avião ou de helicóptero, seja para exercer atividade profissional ou somente para pilotar por simples prazer.

Ter altura mínima de 1,60 metros para os homens e 1,57 metros para as mulheres.

Lollis ressalta que, apesar do receio dos pilotos, nem o diagnóstico nem o tratamento são o final da carreira. Eles podem ser liberados para voar mesmo se estiverem tomando antidepressivos.