O que impede de ser batizado nas águas?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? " Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração".

Embora nem todos falem em língua como um dom, todos os que são batizados com o Espírito manifestariam as línguas evidenciais, ainda que esse fenômeno venha a ocorrer uma única vez. No entanto, a distinção entre línguas como sinal e línguas como um dom não é apresentada em nenhum lugar do Novo Testamento.

A resposta é SIM!

O batismo deve ser realizado por imersão
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.

“Nesse caso específico, o mais importante a saber é que a criança está devidamente batizada independentemente da mudança dos padrinhos batismais. O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais.

E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

Quando o batismo é válido? O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero, diácono) – ou, em caso de necessidade qualquer pessoa (batizada) – derrama água sobre batizando, enquanto diz: "N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

“Há uma diferença entre o Espírito Santo e o dom do Espírito Santo. Cornélio recebeu o Espírito Santo antes de ser batizado, foi o poder de Deus que o convenceu da veracidade do evangelho, mas ele não poderia receber o dom do Espírito Santo até depois de ter sido batizado.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

Quando estamos no cenáculo e o Espírito Santo desce sobre nós, Jesus é gerado em nossa vida e O levamos até os outros. Isso aconteceu de forma única e singular no ventre de uma mulher, no ventre de Maria! Ela disse “sim”, sim para que o Pentecostes fosse perene sempre na sua vida e no seu ser.

O Espírito Santo traz paz e alegria; o fogo consome a vida própria e causa dor. Assim como o fogo habita no Espírito, o Espírito habita no fogo, pois Deus é Espírito, mas ele também é um fogo consumidor. (Hebreus 12:29.) O fogo fará sentir sua presença imediatamente após a pessoa ser batizada com o Espírito Santo.

O "dom de falar em línguas" é um dom espiritual. Significa falar com palavras ou numa língua que não se sabe, a fim de edificar tanto a si mesmo e aos outros. Jesus predisse de falar em línguas: "E estes sinais seguirão aqueles que crêem … falarão novas línguas." Marcos 16:17.

26 Toda cama, sobre a qual se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua menstruação; e toda coisa, sobre a qual se assentar, será imunda, conforme a imundície da sua menstruação.

O fluxo menstrual, como qualquer secreção do corpo humano (à exceção da lágrima e, em alguns casos, do suor) é visto como impuro. Por se tratar de sangue, símbolo da própria vida, são muito mais intensas as regras que recaem sobre ele.

#3: POSSO USAR ABSORVENTE INTERNO NO MERGULHO SIM!
Assim como se usa absorventes internos para ir à praia/piscina, no mergulho é o mesmo. E não, nunca foi registrado nenhum acidente com mulheres que tiveram seu OB violentamente empurrados pra dentro do útero por conta da pressão no mergulho!

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.