O que impede a fala?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os transtornos de linguagem nos adultos são, geralmente, causados por algum tipo de trauma. Os distúrbios podem aparecer em casos de traumatismo, acidente vascular cerebral (AVC) ou também em situações de doenças degenerativas como o Alzheimer.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

A dislalia, ou transtorno específico de articulação da fala, ocorre quando a aquisição dos sons da fala pela criança está atrasada ou desviada, levando à má articulação e dificuldade para que os outros a entendam e, também, por omissões ou distorções da fala.

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

Alguns transtornos da fala são: Dislalia: acréscimo, omissão ou distorção na pronúncia dos sons. Linguagem tatibite: a pessoa mantém de forma voluntária a linguagem infantil. Dificuldade de pronúncia da letra R: a maioria das crianças apresenta esse problema.

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.

Um dos sintomas da esquizofrenia é o “embaralhamento” de palavras, ou seja, a fala é aleatória, randômica, cuja ordem é analisada pelo software. “Em 64% dos casos, já nos primeiros sinais da patologia, os sujeitos com esquizofrenia apresentam essa característica na fala, algo gritante nos indivíduos crônicos.

Boa tarde! As dificuldades com a fala são muitas e cabe ao otorrinolaringologista fazer uma avaliação do paciente com historia clinica detalhada, exame da laringe com a videolaringoscopia e videoestroboscopia buscando aterações nas pregas vocais que podem estar trazendo alterações na voz.

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

A afasia é caracterizada pela perda da linguagem como consequência de uma lesão cerebral, em geral do lado esquerdo do cérebro.

Sintomas da Afasia

  1. fala com frases curtas, incompletas ou que não fazem sentido;
  2. substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro;
  3. fala palavras irreconhecíveis;
  4. não entende a conversa de outras pessoas;
  5. escreve frases sem sentido.

Minha orientação é para você procurar uma fonoaudióloga especializada na área, pois com uma avaliação ela poderá te orientar se existe algum risco da sua bebê vir a apresentar alguma dificuldade no desenvolvimento da fala.

Concluindo... Os pais têm mais chance que as mães de transmitir aos filhos genes com alterações que poderão resultar no desenvolvimento de autismo, e, quanto mais velhos são, maior o risco.

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores.

Não existem exames de sangue ou ressonância magnética capaz de apontar o TDAH. Como existem muitas desordens com os mesmos sintomas, é fundamental que o médico investigue todas as possibilidades antes de chegar à conclusão.

TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

Esse tipo de Esquizofrenia é diagnosticado quando o paciente já não apresenta nenhum sintoma proeminente ou quando eles aparecem em baixa intensidade. Algumas alucinações e delírios ainda podem estar presentes, mas as suas manifestações costumam ser menos frequentes do que em fases anteriores da doença.