O que identifica um átomo e suas propriedades?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Mas o aspecto que marca essa classificação é o número atômico (Z), que é com o RG do átomo, o que identifica a qual elemento ele pertence. Esse valor pode variar entre Z=1 (Hidrogênio) e Z=118 (Oganessônio), além de poder ser chamado de Z=p.

A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). Toda matéria é formada de átomos sendo que cada elemento químico possui átomos diferentes.

O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.

Nesse contexto, a principal propriedade de um elemento química trata-se da quantidade de prótons que há no núcleo do elemento, uma vez que tal número define seu número atômico, sua massa e sua posição na tabela periódica.

A matéria, seja no estado líquido, sólido ou gasoso, é constituída por átomos. Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons, os nêutrons e os elétrons.

Semelhança atômica na qual os átomos apresentam o mesmo número de elétrons e podem apresentar ainda um ou mais outros itens iguais, como:

  1. Número de massa (A);
  2. Número de nêutrons (n);
  3. Número de prótons (p);
  4. Número atômico (Z).

A classificação dos átomos baseia-se na quantidade de elétrons, prótons e nêutrons, e tem relação com o Número Atômmico, e com o Número de Massa. Veja no resumo de Química como os átomos podem ser designados entre si por isótopos, isóbaros ou isótonos.

Configuração eletrônica

CamadaNívelQuantidade máxima de elétrons
K L M N O P Q1 2 3 4 5 6 72 8 18 32 32 18 8

O núcleo atómico é o corpo central do átomo, eletricamente positivo, que compreende quase toda a massa do mesmo. O núcleo atómico é formado por neutrões, eletricamente neutros, e por protões portadores de carga positiva. Designam-se estas duas partículas nucleares por nucleões.

A massa atômica de determinado elemento químico indica quantas vezes ela é maior que a massa de 1 u ou 1/12 da massa de um átomo de carbono 12. “A massa atômica de um átomo é a sua massa determinada em unidades de massa atômica (u), sendo que 1 u é igual a 1/12 da massa de 1 átomo de carbono 12.”

O átomo é formado de partículas subatômicas chamadas de prótons (p), com carga positiva, de nêutrons (n), eletricamente neutros, e ainda por elétrons (e), de carga negativa. Prótons e nêutrons estão localizados no núcleo dos átomos, enquanto os elétrons transitam pela eletrosfera, ou seja, em volta do núcleo.

Por quê? Resposta: Em um átomo, normalmente, o número de prótons e nêutrons é invariável.

Propriedades Químicas
São aquelas relacionadas às transformações químicas que as substâncias sofrem, ou seja, são transformações que alteram as suas constituições. Por exemplo, o ferro enferruja, no entanto, isso dificilmente ocorre com o ouro. Outro exemplo: o álcool sofre combustão, a água não.

Propriedades Químicas
Capacidade de reagir com oxigênio e liberar energia. Capacidade de retirar elétrons de uma substância. Capacidade de danificar ou desgastar um material por meio de uma reação química. Capacidade de expandir e liberar ondas de pressão acompanhadas de gases e calor em um curto espaço de tempo.

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

Partículas subatômicas Hoje, sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons. Nesse momento, nos interessam apenas as subpartículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons.

O número de prótons existente no núcleo é chamado de número atômico (Z) e é o responsável pela diferenciação de um elemento químico de outro, ou seja, cada elemento químico é formado por um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico ou a mesma quantidade de prótons.

Número atômico é a quantidade de prótons existentes no núcleo. O número atômico determina a identidade de um elemento químico e o diferencia dos demais.

O Número Atômico – Z determina as propriedades químicas dos átomos e corresponde simplesmente ao número de Prótons existentes no seu núcleo. Para garantir a neutralidade elétrica do átomo, o número de prótons deve igualar o número de elétrons.

Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos são os tipos de semelhança atômica que podem existir entre dois ou mais átomos.

Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório.