O que houve com a Facility?

Perguntado por: ocampos8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Os problemas começaram em maio de 2021, quando as reclamações sobre produtos não entregues ou pagamentos não feitos começaram a chegar em massa ao órgão de defesa do consumidor. Naquele mês, a Facily foi alvo de 2.068 mil queixas, ante 223 no mês anterior. A partir daí, o número disparou.

A Facily foi fundada em 2018 por Dzodan, argentino que já ocupou o cargo de VP do Facebook para Latam, ao lado dos brasileiros Luciano Freitas (Uber, Airbnb) e Vitor Zaninotto.

A maioria das reclamações são sobre Estorno do valor pago, Propaganda enganosa, Atraso na entrega. De todos que reclamaram, 51.6% voltariam a fazer negócio, e deram uma nota média de 6.09 para o atendimento.

Em novembro e dezembro de 2021, a companhia levantou US$ 385 milhões - a captação fez a Facily fechar o ano atrás apenas de nomes como Nubank e QuintoAndar.

O novo aporte é liderado pelo fundo de investimento americano Goodwater Capital, que já investiu em empresas como Facebook, Twitter e Spotify, e pelo conglomerado holandês Prosus (ex-Naspers), que também investe na Movile e iFood no Brasil.

As compras são coletivas, sendo assim, os usuários se reúnem em grupos para que os preços fiquem mais baixos. Após efetuar a compra, o cliente tem duas opções: pagar o frete e receber o produto em casa, ou selecionar um ponto de retirada cadastrado pelo app, para retirar as compras da Facily gratuitamente.

Por que é mais barato
O sistema da Facily funciona como uma compra coletiva, na qual os usuários compram conjuntamente para que os preços fiquem atrativos. Além disso, o frete é isento porque o produto vai para um dos 12 mil pontos de entrega nas nove cidades da operação.

A falta de comunicação com a empresa também é um problema aos consumidores, pois para as solicitações, o Facily pede um prazo de resposta de até 72 horas úteis comerciais, que equivale a até 9 dias, mas ainda assim, os problemas podem ficar sem solução.

Empresa quer usar investimentos recebidos no final do ano para ampliar operações e fortalecer cadeia logística no país. Atualmente com centros de distribuição em nove cidades, a Facily quer expandir esse número para 16 até o final de 2022. Para isso, conta com os investimentos que recebeu no final do ano passado.

Aquele que é um ponto de retirada Facily ganha uma taxa fixa que corresponde a R$1,00 diante a produtos, cujo seja maior que R$20,00. Além disso, existe uma comissão referente a 5% em produtos que o custo seja menor que 20 reais.

O consumidor que passou por esse problema pode procurar o Procon-SP pelo site www.procon.sp.gov.br ou nos postos de atendimento pessoal – Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera e posto avançado dentro do 8º Distrito Policial do DECAP (R. Sapucaia, 206, Brás).

A Facily é uma empresa que tem acumulado um grande número de reclamações em um curto período de tempo. Elas estão concentradas principalmente no Reclame Aqui.

Após entrega dos Pedidos ao Usuário, você receberá uma contraprestação (“Retribuição”) no valor de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por cada pedido efetivamente entregue ao Usuário.

Caso não consiga juntar o número mínimo de participantes nos prazos, a compra é cancelada.

Após o cancelamento da compra, você receberá um e-mail com um link para preencher um formulário de reembolso. É possível receber o reembolso tanto em conta corrente quanto conta poupança. Após preencher o formulário de reembolso, basta aguardar um prazo de até 30 dias.

Os grupos da categoria Compre Junto, precisam de 4 a 5 pessoas para fechar.

O app Facily, de compras coletivas, anunciou nesta terça-feira (16) que recebeu um aporte de US$ 250 milhões (R$ 1,369 bilhão) em uma quarta rodada de financiamento, o que coloca a companhia brasileira próxima da condição de unicórnio —como são chamadas startups avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão (R$ 5,47 bilhões).

Esse “cashback interno” é um truque do Facily para fidelizar seus usuários. As principais categorias de produtos são a de alimentos, como leite e verduras, e eletrônicos de baixo custo, como carregadores para celular. Os descontos vão até 70% do valor original.

A Facily realiza a cobrança e repassa ao parceiro o valor do produto descontando apenas o custo da plataforma de pagamento, sem aplicar qualquer margem para si. E seus entregadores se encarregam de buscar os produtos nos fornecedores e levar para os clientes finais.

Indo direto ao que interessa, um ponto de retirada Facily ganha um fixo de R$1,00 para produtos com o valor acima de R$20,00 e para produtos com valores menores que R$20,00 uma comissão de 5% é adicionada sobre cada um desses produtos.