O que Hobbes quer dizer com a frase o homem e lobo do próprio homem?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O homem é o lobo do homem é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem.

Thomas Hobbes acreditava que o “homem era o lobo do homem”. O que Hobbes queria dizer com isso? a) Que o homem, assim como os lobos, relacionavam-se em alcateias, formando uma hierarquia em que o objetivo comum era a obtenção de alimento.

Sociedade dos lobos
Ao contrário do que se pensa, os lobos são um exemplo de inteligência, dignidade e respeito para com os seus iguais. Além disso, os lobos deram ao ser humano o seu melhor amigo, o cão. Ao invés de exterminá-los, deve-se aprender com eles - aliás muitas pessoas já se deram conta disso.

O homem é um animal político pois ele não pode viver sozinho é preciso viver junto e viver junto pressupõe negociar interesses para a tomada de decisões.

Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, “o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe” a corrompe”. A frase nos leva a perceber que as ações do ser humano não passam de um reflexo do meio em que o sujeito indivíduo vive e se constrói.

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

Hobbes descreve o estado de natureza como um estado de guerra constante, onde qualquer um pode desejar algo e valer-se do absoluto direito natural para se obter o desejado, até causar mal a seu semelhante, sendo esse um estado constante de guerra, uma guerra de todos contra todos.

36, “o que Hobbes quer dizer, falando de 'guerra de todos contra todos', é que, sempre onde existirem as condições que caracterizam o estado de natureza, este é um estado de guerra de todos os que nele se encontrarem”.

Hobbes afirma que, em seu estado de natureza, “o homem é o lobo do homem”. O estado civil seria a solução para uma convivência pacífica, em que o ser humano abriria mão de sua liberdade para obter a paz no convívio social. O monarca, argumenta o filósofo, pode fazer o que for preciso para manter a ordem social.

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Respeitar os mais velhos (conhecimento e experiência): os lobos são um exemplo de inteligência, dignidade e respeito para com os seus iguais. Os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são suas famílias.

O que significa correr com os lobos? Significa encontrar seu próprio brilho sem fugir, vivendo ativamente com a natureza selvagem de uma maneira própria. Significa ser capaz de aprender, ser capaz de defender o que sabemos. Significa se manter e viver”.

A organização de uma alcateia de lobos para a caça é importante porque, em grupo, eles têm grandes vantagens em relação à caça isolada, já que todos eles atacam a presa de diferentes ângulos da área de caça e seu sucesso se deve a esta estratégia, já que a vítima fica retida e não há como escapar.

"O homem é um animal social", que significa essa frase de Aristóteles? Significa dizer que pessoa alguma pode viver isoladamente. Os homens têm que viver em contato uns com os outros, isto é, em interação social.

Mas por quê? Somos animais porque também possuímos algo em comum com todos os outros animais – somos formados por muitas células, e elas possuem um núcleo protegido por uma membrana. Nos reproduzimos quando as células reprodutoras masculina e feminina se encontram e formam a “célula-ovo”.

O homem se torna um ser social quando ele fala, articula e necessita de coisas e de outros para alcançar seus objetivos e sobreviver. A Atividade racional, o exercício da mente é a finalidade específica do homem e nisto está a sua realização final, a sua felicidade.

Será que o homem é corrompido pela sociedade, por exemplo: se eu nasci no meio de pessoas corruptas, invejosas, rancorosas, amargas, fingidas, ladras, vou aprender a ser como elas ou não?

Deprava, adultera, suborna, peita, vicia.