O quê Habacuque quis dizer com ainda que a figueira não floresça?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”

O termo vide está geralmente relacionado com a planta cujo fruto é a uva, também chamada de videira. Pode também significar "ver" em latim, sendo usada neste sentido como expressão idiomática culta usada no mesmo contexto de "ver", "ver também" ou "consultar" (ex. Vide bula).

Ministério Baluarte em Tingui's post. caso da oliveira, o produto é a azeitona.

Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles. Ao estudar o livro de Habacuque, os alunos vão aprender o valor de levarem suas preocupações e dúvidas ao Pai Celestial em sincera oração.

Toda a oração encontrada no capítulo 3 é uma forma de salmo, bastante conhecida por um chamado profético que Habacuque fala diante de Deus. As palavras conclamadas dele é pedindo que Deus fortaleça a esperança no Senhor. São palavras de sabedoria que nos fazem refletir mais sobre quem somos diante do Pai.

Fernandinho

Ainda Que a Figueira - Fernandinho - LETRAS.MUS.BR.

Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

Habacuque 3:17-19 NAA
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, mesmo assim eu me alegro no SENHOR, e exulto no Deus da minha salvação.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Jesus amaldiçoou a figueira, para nunca mais dar fruto.
No dia seguinte, a figueira estava completamente seca, desde a raiz! Os discípulos ficaram admirados, porque a figueira tinha secado muito rapidamente. Jesus lhes explicou que, se tivessem fé, poderiam fazer coisas muito maiores que isso (Mateus 21:20-22).

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.

Nos textos Bíblicos a Figueira se refere a cura (2Rs 20.5-7) a Videira, que produz o vinho, nos remete ao sangue de Jesus e por conseguinte à salvação e por fim a Oliveira que produz o azeite, muito usado para fazer os óleos da unção nos faz apologia a unção do Espírito Santo.

As vezes as oliveiras são utilizadas apenas de forma ornamental. Nesses casos, normalmente, não é desejada a produção dos frutos, pois esses ao caírem podem manchar calçadas, carros e ficar acumulando material em decomposição no solo.

Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.

O clamor pelo avivamento é uma expressão da angústia da alma, uma súplica que surge diante do desespero de uma situação espiritual caótica. O profeta Habacuque, em meio ao declínio espiritual de Judá, clamou por um avivamento genuíno da obra do Senhor.

Esse versículo mostra que Deus tem um plano para o seu povo e que ele cumprirá a sua palavra no tempo certo. Deus incentiva Habacuque a esperar com paciência pela realização da sua visão, mesmo que demore algum tempo. Deus é fiel às suas promessas e Habacuque pode confiar na sua palavra.

Habacuque 3:18 ARC
todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. O Que Significa Adorar?

Habacuque questiona a justiça e sabedoria de Deus em usar um povo tão ímpio para punir Judá. Mas no final do capítulo, ele encontra conforto na santidade e fidelidade de Deus, e confia que a disciplina de Deus em Judá não resultará em sua destruição total, mas em seu arrependimento e restauração.