O quê Habacuque fez a ouvir a palavra de Deus?

Perguntado por: ebotelho6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

15 Tu com os teus cavalos marchaste pelo mar, pelo amontão de grandes águas. 16 Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que nos atacará.

O profeta Habacuque viveu num período de crise, sobretudo espiritual, onde o povo escolhido de Deus estava perdendo a sua identidade. Toda essa situação fez com que Habacuque questionasse ao Senhor com relação a uma aparente indiferença de Deus para com a terrível realidade de sua época.

1- O que mais angustiava o profeta Habacuque? O que mais angustiava o profeta era o fato de perceber que Deus não havia agido prontamente contra a corrupção espiritual e moral de seu povo.

Habacuque pergunta e Deus responde. Habacuque se sente alarmado pela resposta de Deus e faz uma segunda pergunta. Deus responde de novo, e Habacuque aceita, humildemente, a réplica do Senhor, dando louvor a ele num cântico de adoração.

Motivos de oração em Habacuque 3
Podemos orar por essa mesma confiança em meio às dificuldades, pedindo a Deus que nos ajude a confiar em Sua fidelidade e amor, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. Esperança na salvação: Habacuque confiou na promessa da salvação que Deus havia feito ao Seu povo.

Esta passagem fala sobre viver pela fé, embora a palavra “fé” não apareça em lugar algum. Veja que incrível o que Deus nos ensina: não precisamos ter as coisas indo bem ao nosso redor para que nos alegremos. A alegria não é um sentimento que vem em consequência de coisas boas que acontecem conosco.

2 Então o Senhor me respondeu, e disse: aEscreve a visão, e grava-a claramente em tábuas, para que nelas leia o que correndo passa. 3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, pois no fim falará, e não mentirá; se tardar, aespera-o, porque certamente virá, não tardará.

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.

1 Oração do profeta Habacuque sobre aSigionote. 2 Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. 3 aDeus veio de Temã, e o Santo do monte Parã. (Selá.)

Ainda assim, Habacuque estava preocupado porque parecia injusto que o Senhor não interferisse “quando o ímpio [Babilônia] devora aquele que é mais justo [Judá]” (ver versículos 12–17).

Os avivamentos são marcados pelas constantes orações, seja individualmente ou em grupos, que costumam representar a intensa participação dos cristãos nos espaços religiosos. Tradicionalmente, um dos períodos onde costumam ocorrem mais avivamentos é o da Páscoa.

O clamor pelo avivamento é uma expressão da angústia da alma, uma súplica que surge diante do desespero de uma situação espiritual caótica. O profeta Habacuque, em meio ao declínio espiritual de Judá, clamou por um avivamento genuíno da obra do Senhor.

O profeta Habacuque é um dos profetas menores da bíblia. Ele era judeu e profetizou no reino de Judá. Possivelmente, ele viveu em Jerusalém durante os últimos dias do reinado do rei Josias e no reinado de Jeoiaquim (Jeoaquim).

O termo vide está geralmente relacionado com a planta cujo fruto é a uva, também chamada de videira. Pode também significar "ver" em latim, sendo usada neste sentido como expressão idiomática culta usada no mesmo contexto de "ver", "ver também" ou "consultar" (ex. Vide bula).

Nos textos Bíblicos a Figueira se refere a cura (2Rs 20.5-7) a Videira, que produz o vinho, nos remete ao sangue de Jesus e por conseguinte à salvação e por fim a Oliveira que produz o azeite, muito usado para fazer os óleos da unção nos faz apologia a unção do Espírito Santo.

A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativas da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irã no extremo sul do mar Cáspio.

A Bíblia nos diz assim: “Ora, a fé é o firme fundamento das ... Viver pela fé é colocar toda a confiança em Jesus e não nas circunstâncias. É ser fiel, seguindo a vontade de Deus e ficar firme, mesmo diante dos desafios ... Aquele que é justificado pela fé em Jesus Cristo, vive através dessa mesma fé.

JESUS É O NOSSO MAIOR TESOURO QUE ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO.
Ao recebemos a Cristo como Salvador Senhor, recebemos o seu tesouro (João 1.12).

Habacuque 3:17-19 NAA
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, mesmo assim eu me alegro no SENHOR, e exulto no Deus da minha salvação.