O que há no limite do Universo?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

O universo observável contém aproximadamente de 3 a 7 × 1022 estrelas (30 a 70 bilhões de trilhões de estrelas) organizadas em mais de 80 bilhões de galáxias, que formam elas mesmas aglomerados e super-aglomerados de galáxias.

Universo tem um raio observável de 13,7 bilhões de anos-luz porque ele tem uma idade de 13,7 bilhões de anos. Este é o tempo que a luz demorou para chegar até nós. Entretanto, a expansão do Universo coloca esta distância atualmente a cerca de 50 bilhões de a.l., que seria o raio atual do Universo conhecido.

Em estudo publicado nesta quinta-feira (7) no The Astrophysical Journal, a galáxia HD1, localizada a 13,5 bilhões de anos-luz, foi considerada como sendo a mais distante já identificada. Astrônomos dizem que ela também pode ser o objeto astronômico mais distante de todos os tempos.

78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.

Ora, se hoje o Universo se expande, é por que em algum momento ele deve ter tido densidade infinita e volume desprezível. A crença de que ele é infinito deve ter surgido de seu tamanho atual: 1 setilhão de Km e aproximadamente 15 bilhões de anos de existência.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

A coisa mais pesada do mundo é o elemento químico chamado ununséptio, de número 117. Cabe mencionar que os seus átomos são muito pesados, possuindo mols de 291, e não possui isótopos que sejam de conhecimento de todos. Além disso, este é o metal mais pesado existente, e fora inserido na tabela periódica recentemente.

Qual a maior coisa que existe no planeta Terra?

NomeAno Descoberta
Maior planeta já descobertoHD 100546 b2010
Menor exoplaneta já descobertoKepler-37b2013
Planeta mais quente já descobertoKepler-70b2011
Maior estrela já descobertaStephenson 2-18

Como sabemos que o espaço é infinito? Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

No centro de cada galáxia do Universo existe um buraco negro supermassivo. Cerca de um bilhão de anos após o big-bang, as primeiras estrelas nasceram e se aglutinaram, formando um corpo em rotação sobre si mesmo.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Maior objeto já descoberto
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.

II.
Todavia, em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu um valor mais exato para essa medida, assim, 1 ua = 149.597.870.700 m.

Até hoje, o TrES-4 ocupa o posto de maior planeta já encontrado pela humanidade, sendo quase duas vezes maior que Júpiter. O gigante faz parte da constelação de Hércules e orbita um sistema solar com dois sóis.